sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ARRANJOS "TAP"!!!!

Um voo da TAP partirá de Lisboa no sábado. Em Dakar, os passageiros serão transferidos para um aparelho da Air Senegal, que os deixará em Bissau no domingo de madrugada. Nesse mesmo dia, haverá um voo de regresso. Se o problema se estender, a TAP contratará mais serviços deste género.
“O que aconteceu não ajudou ninguém e muito menos a Guiné”, reconheceu Delfim da Silva. “Estamos numa situação delicada e queremos compor as relações com todos os países”, disse ainda, acrescentando que os funcionários do aeroporto de Bissau “podem falhar e ser até vulneráveis a algumas situações”. 
Teme-se, na Guiné-Bissau, que haja consequência em Bruxelas. Michele Cerccone, porta-voz da comissária que trata da política de asilo, lembrou esta quinta-feira haver dois aspectos a ter em conta: “Por um lado, a legislação da UE que se aplica aos pedidos de asilo”; por outro, “a forma como estas pessoas entraram em Portugal”. Sobre este último aspecto, pediria ao Serviço Europeu de Acção Externa que se pronunciasse já que em jogo estão as relações entre um país da UE e um país terceiro. Outro porta-voz, Oivier Bailly, adiantou que mais tarde apresentariam uma posição “mais consolidada”. “Obviamente, trata-se de uma situação sem precedentes.” Ao que o PÚBLICO apurou, o Serviço Europeu de Acção Externa deverá abster-se.
Confrontado com esta movimentação, Delfim da Silva reconhece que o embarque forçado constitui “um episódio muito grave e lamentável”. Apesar de tudo, diz que não passou de uma “ninharia”, se comparado com outros episódios como o dos africanos a morrer às portas da Europa.

Os 74 cidadãos estrangeiros, que formam diversas famílias, requereram o estatuto de asilo político a Portugal. O processo pode arrastar-se uns dois meses. O SEF começou nesta quinta-feira a ouvir os 51 adultos e dos 23 menores, que estão alojados em instalações cedidas pela Segurança Social. Como traziam passaportes contrafeitos, as autoridades terão de documentar as suas verdadeiras identidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário