segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO DE ISMAEL DJATA.


Ismael Hipólito Djata

Pintor, Poeta, Ilustrador e licenciado em Tecnologias e Sistemas de Informação, nasceu em Guiné-Bissau.

É membro da Associação dos Artistas Plásticos Bissau-Arte, participou em várias exposições nacionais e internacionais, Bienais.

Foi premiado em vários Concursos promovidos por FNUAD, OMS, IPJ-GB e recebeu o prémio de melhor pintor do ano de 2005 em nome dosIrmãos Unidos.

Congratulado com a medalha de HONRA DO REGIMENTO DE CAVALARIA Nº 6 - EXÉRCITO - DE BRAGA e pela Fundação Otwarte Serca-Poland e Certificado como o Jovem Promessa.


«A Tela Preta» é o título da exposição de pintura do artista plástico
 Ismael H. Djata.

O tema remete-nos para os grandes problemas socio-culturais com que esta sociedade se depara.

Entre os luxos e os lixos, a vivência de outras culturas. A representação das figuras humanas, as cores utilizadas, os costumes, o momento, são de uma expressão muito variada e rica.

O tratamento cromático nestas pinturas é essencialmente realizado com cores quentes; os valores luminosos são muito contrastados sugerindo a profundidade dos planos.

No tratamento dos planeamentos, onde a modelação cromática é fundamental, surge um forte movimento, acentuado pela estrutura implícita das figuras humanas.
Ver esta exposição é viajar por outros mundos sem intérprete e conhecer outras culturas através dos olhos deste pintor Guineense.

O olhar das figuras humanas é forte e intenso. Os modelos representados são de várias idades, crianças, homens, mulheres, novos e velhos.

É um olhar muito humano e enriquecedor, onde se sente a importância da cultura, em que novos e velhos coexistem com respeito e partilha de saberes.

A "Tela Preta" é o título da exposição do artista guineense Ismael H. Djata que estará patente até ao dia 23 de janeiro, no Centro Cultural da Malaposta (Rua de Angola), Olival Basto, Portugal. A mostra será inaugurada no dia 8 ao fim da tarde.
 
Ismael Hipólito Djata é um artista multifacetado de origem guineense. O seu talento desdobra-se pela poesia, escultura e artes plásticas. Ao longo da sua carreira participou em diversas exposições colectivas na Guiné, Cabo-Verde, Portugal e França. Foi ainda distinguido com a medalha de honra do Regimento de Cavalaria n.º 6 Exército de Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário