sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

EU, KAFFT KOSTA, NUNCA DISSE AOS ORGANIZADORES QUE PARTICIPARIA NESSA CONFERÊNCIA. E NÃO PODEREI TOMAR PARTE NELA, POIS NÃO ESTAREI EM LISBOA NO DIA INDICADO, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS.



//www.facebook.com/kafft.kosta

ERRO desagradável no comunicado do “Fórum da Diáspora para o Diálogo e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau” (FDDD) sobre a Conferência de 1/3/2014 (LISBOA – HOTEL ZURIQUE):

Eu, KAFFT KOSTA, NUNCA DISSE AOS ORGANIZADORES QUE PARTICIPARIA NESSA CONFERÊNCIA. E NÃO PODEREI TOMAR PARTE NELA, POIS NÃO ESTAREI EM LISBOA NO DIA INDICADO, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS.

Eis o historial do processo:
1. Alguém ligou-me, em nome do FDDD, há dias, a saber se eu estaria interessado em falar numa conferência sobre o último recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau. Respondi-lhe que tinha um outro compromisso no Sábado. Seja como for, dado na altura estar ocupado, combinámos falar mais tarde. Eu esqueci-me de telefonar e a conversa não aconteceu.
2. Porém, pouco antes das 19 horas do dia 25, esta Terça-Feira, recebo uma chamada do Doutor José Alage Baldé (Coordenador do Forum). Queria confirmar os detalhes da minha participação. Perante a minha estupefacção, porque não tinha concertado isso com ninguém, o meu interlocutor pediu-me o meu endereço e-mail. Dei-lho e a seguir recebi um convite e um comunicado, com a programação.
3. Ao abrir a mensagem, deduzi que já estaria a circular o comunicado. O que confirmei, mais tarde, quando alguém chamou a minha atenção para as redes sociais. Respondo ao organizador que o procedimento era incorrecto, pedindo-lhe que actualizasse o comunicado omitindo o meu nome. Em resposta, o Sr. Doutor José Alage Baldé pediu desculpas, mas disse que, como a publicidade já estava “no ar”, já não poderiam corrigir o erro...

4. No dia 26 reafirmo a minha pretensão, em e-mail dirigido ao Coordenador do FDDD, nos termos seguintes:
« Após ter recebido, desde ontem, algumas chamadas de vários pontos de Portugal, a darem-me conta de que os autores do telefonema viriam ao vosso debate do dia 1 de Março num hotel de Lisboa, de propósito para me ouvirem, percebi a amplitude real do problema, caso Vexas. não actualizem com urgência a informação que puseram a circular nos sites/blogs sobre o evento, onde me colocam como um dos oradores.
Mais: Não aparecendo, como não poderei comparecer (por não ter recebido um convite final, nem ter dado o meu assentimento), é a minha postura que perante essas pessoas, estará em causa (errada e injustamente, como é sabido por vós). Reli, pois, a sua última resposta (segundo a qual nada podem fazer porque «já está no ar» a informação na net) e achei que deveria insistir com a organização para actualizarem a dita informação nos seguintes termos, aproximadamente:
1. Omitindo a referência ao meu nome;
2. Explicando que a minha inclusão devera-se a uma falha de comunicação interna no Forum da Diáspora, pois eu só ao fim da tarde de ontem 25 de Fevereiro recebi o seu e-mail do convite e que, nem antes nem depois, havia dado o meu assentimento, uma vez que tinha assumido há algum tempo um outro compromisso profissional para a mesma data fora de Lisboa ».

5. Apesar de tudo, até ontem, pelo menos, passava ainda na RDP África um spot publicitário em que eu aparecia como orador.

6. Perante esta lamentável situação, mas em razão do respeito que eu tenho pelos participantes no evento e para salvaguardar a minha honorabilidade, vi-me obrigado, a contragosto, a postar aqui esta minha nota de correcção, pedindo desculpas (já que, até agora, ninguém que o devia fazer o fez) por eventuais incómodos.

Desejo um proveitoso momento de reflexão e debate aos distintos oradores e debatedores. A Guiné bem precisa.

Lisboa, 28.2.2014.



COMUNICADO: FÓRUM DA DIÁSPORA PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU (FDDD), VAI ORGANIZAR UMA CONFERÊNCIA NO "SÁBADO", DIA 01/03/2014 EM LISBOA.


O Fórum da Diáspora para o Diálogo e o Desenvolvimento (FDDD-GB) da Guiné-Bissau, é uma organização sem fins lucrativos, e reconhecida pelas autoridades portuguesas, fundada com intuito de promover o diálogo como forma de resolução de conflitos sociais e políticos entre as instituições políticas do Estado guineense, e entre as organizações da sociedade civil em geral. Congrega várias associações da diáspora Guineense radicada em Portugal assim como ONGs guineense e Portuguesa, elegendo o diálogo através das conferências, palestras e debates principalmente no contexto político e social em que a Guiné-Bissau se encontra nesse momento.


FÓRUM DA DIÁSPORA PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU (FDDD)



CONFERÊNCIA DIA 01/03/2014



LISBOA – HOTEL ZURIQUE



TEMA: “RESULTADO E FORMA COMO DECORREU O RECENSEAMENTO PARA AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS E PRESIDÊNCIAIS NA GUINÉ-BISSAU (ASPECTOS JURIDICOS) E PREVENÇÃO DE CONFLITOS SUPERVENIENTES PÓS ELEITORAIS – Guiné-Bissau a caminho da Paz”.



PROGRAMA



09.30 - Recepção dos Participantes
10.00 – Aberto dos DEBATES pelo presidente de FDDD



ORADORES:



Prof. Doutor Emílio Kafft Kosta
Sub-tema: Resultado e forma como decorreu o recenseamento para as eleições legislativas e presidenciais na Guiné-Bissau (Aspectos Jurídico)



Prof. Doutor Julião de Sousa
Sub-tema: Prevenção de conflitos superveniente a situação pós eleitorais



Moderador
Dr. Eduardo Fernandes



DEBATE



Esclarecimento/Encerramento
Dr. M´bala Alfredo Fernandes
Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal




Sem comentários:

Enviar um comentário