segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ONU: MAGDALENA SEPÚLVEDA, CHEGOU HOJE A GUINÉ-BISSAU, ONDE FICA ATÉ 1 DE MARÇO PARA AVALIAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO GUINEENSE.

Relatora da ONU sobre pobreza extrema inicia visita à Guiné-Bissau, Magdalena Sepúlveda, chegou hoje ao país, onde fica até 1 de março para avaliar as condições de vida da população guineense.

A especialista em direitos humanos, que realiza a primeira visita ao país, vai também tentar saber o que as autoridades guineenses estão a fazer para melhorar a situação dos que vivem em extrema pobreza.
Sepúlveda insiste em que é preciso chamar a atenção do governo e da comunidade internacional para as pessoas que vivem nestas condições, segundo a Rádio ONU.
Segundo a relatora, a Guiné-Bissau precisa de esforços concretos que alcancem as parcelas mais pobres da sociedade, além do aumento da assistência e da cooperação internacional.
Aqueles pontos são cruciais para enfrentar a pobreza enraizada, a desigualdade e o subdesenvolvimento, afirma Sepúlveda. Mulheres, crianças e pessoas com deficiência devem receber atenção especial da relatora durante a visita.
A especialista nota que a Guiné-Bissau ocupa a 176° posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano e que 45% da população vive em situação de extrema pobreza.
A missão de seis dias deve ajudar a avaliar as necessidades da população e a importância crítica da cooperação para melhorar as estruturas de governo e da distribuição dos recursos internacionais.
Na Guiné-Bissau, Sepúlveda vai encontrar-se com representantes do governo, de ONG, funcionários da ONU na região e visitar comunidades de Bissau e áreas rurais.
Na sexta-feira, a relatora fará um balanço da visita, e um relatório final será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário