segunda-feira, 24 de março de 2014

DR. BACIRO DJÁ MANDOU RECADOS: O PAIGC NÃO VAI TOLERAR A INTERFERÊNCIAS DE ENTIDADES ESTRANHAS A ESTE JOGO


Partido maioritário na Guiné Bissau promete lutar pela democracia no país e condena detenção e aparente espancamento de deputado do PRS às mãos de militares


O PAIGC, partido maioritário no Parlamento da Guiné-Bissau avisa que não vai tolerar interferências de "entidades estranhas" na campanha eleitoral para o escrutínio do dia 13 de Abril. 
O aviso foi feito esta segunda-feira por Baciro Djá, um dos vice-presidentes e diretor de campanha dos libertadores, na abertura da campanha eleitoral do partido, em Bissau. "Neste momento estamos numa luta política no quadro democrático, o PAIGC não vai tolerar a interferência de entidades estranhas a este jogo", declarou Djá, ministro da Defesa no Governo deposto pelo golpe militar de abril de 2012. 

O dirigente comentava o incidente grave ocorrido este fim-de-semana, em que o dirigente e candidato a deputado do PRS Mário Fambé foi sequestrado e agredido em instalações militares. Um dia depois de ter estado detido no Quartel-General das Forças Armadas, o dirigente foi levado para o hospital com sinais de ter sido espancado. 

Em Bafatá, o candidato do PRS à presidência da Guiné-Bissau disse acreditar existirem condições de segurança para a realização da campanha eleitoral. Abel Incada falava no final do primeiro comício do principal partido da oposição, realizado na segunda cidade do país, três dias depois do incidente com Fambé. "Eu penso que haverá segurança para a campanha porque haver acidentes  é normal no percurso das eleições, esperamos que tenha sido o primeiro e que seja o último", referiu incada.  
  
Em relação às chefias militares, Incada sublinhou que a sua "primeira missão" caso seja eleito passa pelo "diálogo para unir os guineenses. E os militares também são guineenses. Vamos ter encontros para discutir o país".

No arranque desta campanha de 21 dias, os jornalistas criticaram as dificuldades sentidas no acompanhamento dos candidatos e partidos políticos.

http://www.rtp.pt/rdpafrica/index.php?t=PAIGC-denuncia-interferencias-de-entidades-estranhas-na-campanha-eleitoral.rtp&article=2561&visual=6&tm=10&headline=16

Sem comentários:

Enviar um comentário