quarta-feira, 30 de abril de 2014

CPLP EM CABO VERDE: VII ENCONTRO DOS GOVERNADORES DOS BANCOS CENTRAIS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA


Praia - O VII Encontro dos Governadores dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terá lugar na cidade da Praia, na próxima sexta-feira. Em pauta estará a discussão de diversos aspectos do processo de convergência da regulação e da supervisão da atividade financeira.

Uma fonte do Banco de Cabo Verde (BCV), que organiza o encontro sob o tema central  "Convergência da Regulação e da Supervisão da Atividade Financeira", considera que se trata de uma "oportunidade privilegiada" para, no âmbito do intercâmbio entre os governadores, "promover e facilitar uma maior aproximação" económica e financeira dos países que compõem a CPLP.

O encontro está dividido em duas partes, sendo uma primeira aberta a outras entidades e instituições financeiras públicas e privadas em que será apresentada a experiência de regulação e de supervisão de cada participante.

Na outra fase, restrita aos participantes dos bancos centrais da CPLP, está reservada uma discussão mais aprofundada do tema central proposto, bem como para a recolha de subsídios com vista a melhorar a convergência dos países de língua portuguesa em sintonia com os padrões internacionais.

Os encontros de governadores dos Bancos Centrais da CPLP, de periodicidade bienal, são espaços de debate sobre assuntos de interesse comum a estas instituições e debruçam-se sobre temáticas de cariz estratégico e/ou transversal às suas funções.

O VI Encontro de Governadores dos Bancos Centrais da CPLP teve lugar a 24 de setembro de 2012 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

No encontro, foram discutidas as respetivas situações económicas e como as ações dos Bancos Centrais, no âmbito das suas competências, poderiam contribuir para facilitar a maior aproximação económica e financeira dos países que compõem a CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste). Panapress

Sem comentários:

Enviar um comentário