terça-feira, 15 de abril de 2014

LADROES ROUBARAM O CABELO E OUTROS OBJETOS DE NAPOLEAO

Uma mecha de cabelo de Napoleão e objetos de valor inestimável foram roubados na passada quinta-feira do museu de Briars Park, na Austrália. A coleção foi reunida por uma família inglesa, próxima do imperador durante o seu exílio em Santa Helena.

A polícia anunciou, hoje, o assalto no museu situado na Península de Mornington, no estado de Victoria, e acredita que o roubo tenha sido "uma ordem" pedida por um colecionador particular. "Achamos que (os objetos roubados) estão destinados a um colecionador privado. Poderia ser muito bem uma ordem", argumentou um responsável da polícia, Michael Lamb.
"Entre os objetos roubados figuram um anel e um pingente que continha os cabelos de Napoleão, uma fita na qual escreveu em 1815 e uma caixa de rapé", lê-se no comunicado da polícia, citado pela AFP. Também se inclui na lista dos dez itens furtados um tinteiro de prata incrustado com três moedas de ouro, encontrado no bolso do imperador no momento da sua morte. Os ladrões também levaram as miniaturas da personagem histórica e da sua primeira mulher, Josefina.
São peças "que não têm preço, porque são insubstituíveis. Estamos atónitos", disse o conservador do museu, Steve York, à cadeia televisiva Australian Broadcasting Corporation. A coleção foi reunida pelos descendentes do britânico Alexander Balcombe Columbia, que conheceu Napoleão em Santa Helena, uma pequena ilha no Atlântico Sul, onde o imperador foi exilado pelos britânicos.
Cerca de 500 objetos, que compõem o resto da coleção, foram movidos para um local mais seguro.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário