quinta-feira, 24 de abril de 2014

TUTU PEDE AOS SUL-AFRICANOS QUE "NÃO VOTEM COMO OVELHAS"

O arcebispo Desmond Tutu apelou aos sul-africanos para que "não votem como ovelhas", quando faltam duas semanas para as eleições de 07 de maio, e anunciou que não iria votar no Congresso Nacional Africano, do seu amigo Nelson Mandela.

"Nós temos uma coisa preciosa, o direito de voto. Reflitam no que vão fazer com ele. Utilizem o vosso direito de voto. Reflitam, reflitam, reflitam", insistiu este Prémio Nobel da Paz, de 82 anos, durante uma conferência de imprensa na quarta-feira, na catedral anglicana da Cidade do Cabo, batendo na testa com o dedo indicador.

Tutu, que continua a ser uma referência moral do país, apesar de estar oficialmente reformado, repetiu o que dissera, com estrondo, no último ano: que não vai votar no ANC, o partido que lidera a África do Sul há 20 anos.

Como que a justificar a sua decisão, Tutu adiantou: "Tornámo-nos uma sociedade onde as pessoas sentem que a sua opinião conta. Esta não pode ser uma sociedade onde as crianças se vão deitar com a barriga vazia."

Invocando Mandela e os grandes nomes da luta contra o regime segregacionista do apartheid, Tutu escrutinou os dirigentes atuais do ANC, considerando que alguns são "bons", mas outros "medíocres".

Em todo o caso, Tutu realçou o caminho feito, considerando que foram feitas "coisas notáveis" desde 1994, dizendo: "Quando nos lembramos de onde viemos!"

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário