quinta-feira, 22 de maio de 2014

O DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


Celina Vieira Tavares II

O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se anualmente a 22 de Maio, desde o ano 2000. A efeméride instituída pelas Nações Unidas para celebrar a Biodiversidade do planeta Terra e para incentivar à sua conservação, foi assinalada pela primeira vez em 1993, no dia 29 de Dezembro.

Nas últimas décadas, as preocupações sociais e ambientais relativas aos ecossistemas do planeta e em particular à gestão das florestas mundiais, provocaram alterações significativas na percepção do papel das florestas. Em consequência, a gestão florestal sustentável é hoje considerada uma componente fundamental do desenvolvimento sustentável global, sendo normalmente entendida como a administração e o uso das florestas de uma forma e a um ritmo, que mantenham as suas biodiversidade, produtividade, capacidade de regeneração, vitalidade e potencial para realizar, no presente e no futuro, funções ecológicas, económicas e sociais relevantes aos níveis local, regional e global, não causando danos a outros ecossistemas.

No contexto das Alterações Climáticas, que afectam o ciclo da água e o funcionamento dos ecossistemas, é necessário agir a este nível para nos adaptarmos aos efeitos de fenómenos como o Aquecimento Global.

Este tipo de abordagem resulta, também, em muitos outros benefícios tais como a promoção da segurança alimentar através de uma agricultura mais produtiva; disponibilização de matérias-primas como a madeira, por parte dos ecossistemas florestais e de habitat para espécies polinizadoras e silvestres e a disponibilização de locais de recreação e com valor cultural.

SAPO PT

Sem comentários:

Enviar um comentário