terça-feira, 27 de maio de 2014

OLESUNG OBASSANJO: EX-PRESIDENTE NEGOCIOU LIBERTAÇÃO DAS 200 RAPARIGAS

Mulheres vestindo vermelho reúnem-se para uma vigília em prol da liberação das estudantes sequestrados na remota aldeia de Chibok, em LagosFotografia © . REUTERS / Akintunde Akinleye
O ex-presidente nigeriano Olesung Obassanjo encontrou-se com intermediários do Boko Haram esta semana para tentar negociar a liberação das 200 raparigas raptadas pelo grupo armado islâmico, disse hoje à AFP uma fonte próxima dos negociadores.

O encontro, que se realizou esta semana, aconteceu na quinta de Obasanjo, no estado de Ogun, no sul da Nigéria. O ex-presidente falou com familiares dos responsáveis do Boko Haram e com os seus intermediários, segundo fonte da AFP quis manter o anonimato.
"O objetivo deste encontro foi o de tentar negociar a libertação das meninas", afirmou a fonte.
O advogado Mustapha Zanna, próximo de Obasanjo, confirmou o encontro à AFP mas não precisou o conteúdo das negociações. O governo, que afirma não ter conhecimento do que foi discutido, ainda não fez nenhum comentário.
Olusegun Obasanjo, chefe de estado de 1999 a 2007, era próximo do seu sucessor, o atual presidente Goodluck Jonathan, mas distanciou-se após criticar duramente a gestão do pais e a sua incapacidade de conter a revolta islâmica do Boko Haram no noroeste do país.
A possibilidade de uma troca de prisioneiros - as meninas raptadas por rebeldes detidos nas prisões do estado - exigida pelo chefe do grupo terrorista, Abubakar Shekau, foi recentemente excluída por Jonathan.
dn

Sem comentários:

Enviar um comentário