segunda-feira, 26 de maio de 2014

RECADOS: COMENTO EM BAIXO


José Maria Neves revela exigências de Nuno Nabiam
O candidato derrotado nas eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau exigiu, como condição para aceitar os resultados, ser vice-primeiro-ministro e a tutela da reforma das forças de defesa e segurança, bem como dos recursos naturais.
A revelação foi feita esta sexta-feira pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves, que, numa aula magna sobre "Democracia e Governação" em África, recorreu ao exemplo de Nuno Nabiam para sublinhar que, no continente, e em democracia, as minorias não podem impor condições às maiorias. 
Segundo o Chefe do Executivo, foram essas as exigências que Nuno Nabiam, candidato independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS) e que perdeu a segunda das presidenciais volta para José Mário Vaz, suportado pelo Partido Africano das Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), fez para aceitar os resultados. 
No final, e questionado pelos jornalistas sobre o que acabara de dizer aos estudantes, José Maria Neves escusou-se a avançar mais pormenores, sobretudo sobre se as condições impostas por Nuno Nabiam foram aceites. 
"Não vou fazer nenhum comentário em relação a esta matéria. Acho que, enquanto primeiro-ministro, não devo fazer comentários sobre essa questão", respondeu o chefe do executivo, que, momentos antes, dera conta aos estudantes do curso de jornalismo da Universidade de Cabo Verde do que se passara na Guiné-Bissau.

Além das três exigências ilustradas por José Maria Neves para dar conta de que as minorias não podem impor condições às minorias, Nuno Nabiam exige que, no caso do cargo de vice-primeiro-ministro, não previsto na Constituição guineense, se crie uma comissão "ad hoc" para a rever e possibilitar a instituição dessas funções.

As eleições legislativas guineenses de 13 de Abril foram ganhas pelo PAIGC, cujo líder, Domingos Simões Pereira, irá formar Governo em breve. 
Nas presidenciais do mesmo dia, os dois candidatos mais votados passaram à segunda volta, disputada domingo, em que José Mário Vaz obteve 61,9% dos votos, contra 38,1% de Nuno Nabiam, segundo os resultados provisórios divulgados terça-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau.

Eduardo Monteiro.-Comento
Em primeiro lugar se porventura o problema da Guiné e Cabo Verde é uma questão de Soberania e a não ingerência nos assuntos Internos seria puramente desplecente, a instabilidade na Guiné, importuna o Governo de Cabo Verde o povo caboverdiano,e todos de CPLP, caros irmãos quer queiram ou não estamos umbilicalemente ligados e irreversivelmente juntos mal-grado as diferenças e os nossos sentimentos é que apesar de Estados que somos, somos e seremos sempre irmãos, passarão os que nos entendam mal de um lado e do outro,os que aprenderam história sem H ,"estórietas" que ainda entendam que podem com palavras nos dividir.
Acreditem , estamos condenados andar juntos nesta contenda do século XXI. Quando o Primeiro Ministro de Cabo Verde vem revelar isto tem algo de alerta e positivo e não foi por acaso.
Nesta proposta quem quer o Nuno Gomes Nabiam nas reformas das Forças Armadas e de Segurança para responder os seus compromissos?.Quem quere Recursos Naturais, Hélder Vaz, porquê está depositado na Sede de CPLP as potencialidades em recurso minerais, pretrolifros e outros , dai, resulta a sua candidatura, redondamente falhada e frustrada do seu Partido que já não existe. Pois, recorreu respaldando ao Nuno Nabiam .Quanto ao meu amigo Joaquim Baldé, digo fiquei profundamente desiludido.
Caminhamos para o fim das cartadas ,Já foi o país dos patriarcas do Hélder Vaz ,Joaquim Baldé e do Nando .Acabou esta era, o povo quer virar a pagina.

Por Eduardo Monteiro

1 comentário:

  1. É triste ter nacionais iguistas, aldrabões de mau carácter como os dez elementos corrompidos que conspurcam a sociedade da guiné bissau aí é que se vê os malfeitores da guiné inimos do povo guineenses parentes guineenses verem o perigo que a candidatura do nuno na bian acarretava. para o país e o povo guineenses .mas como a guiné é sagrada, temos bons irmãos e bons póvos que querem ver os humildes póvos da guiné fora do marasmo que se encontra.ambição do nuno só cabia na cabeça dos ignorantes e escrupuloso e mais os seus lacaios. para um entendedor meia palavra chega .e sabem perfeitamente que estou a referi-los mas só que é triste e é de lamentar .porque estes elementos na guiné não tem lugar para eles .merecem abandonar a guiné porque são altamente perigosos para a nossa sociedade .digo isso porquê ?porque as intenções é para continuar a subjugar o povo na base da corrupção ,ditadura ,e a repreção do povo. sabemos que a guiné é rica mas essa riqueza é para o bom povo guineense e é para construção duma sociedade justa digna e livre .mantenham-se vigilante com estes dez elementos são nocivos

    ResponderEliminar