quinta-feira, 12 de junho de 2014

A BIÓLOGA AISSA REGALLA, DISSE QUE O BARULHO DE MOTO-SERRAS OBRIGAM ELEFANTES FUGIREM PARA AS TABANCAS





Na Guiné-Bissau os elefantes começam a invadir o espaço das comunidades. Tudo isso resulta do abate indiscriminado de florestas, que por seu lado obriga os elefantes a emigrarem.

Aissa Regalla, bióloga do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas no país (IBAP) contou à agência Lusa que os elefantes chegam as aldeias fugindo do abate das florestas: "É uma questão de barulho mesmo, estão a fazer o corte com motosseras. É muito perturbador, então eles tentam evitar o caminho do barulho."

Ainda segundo a bióloga, o abate das florestas está a afastar elefantes das rotas de migração anuais no sul do país e a levá-los para as aldeias. Já há relatos de partilha de espaço entre pessoas e animais e até de tentativas de ataques aos aldeões.

Bocar Saide da ADECOL, Associação de defesa do ecossistema, conta-nos que
"no ano passado houve um elefante andando com o seu filho e chegou a 600 metros de uma tabanka de Buia, mas agora fugiram."

Mas este não foi o único caso, segundo Saide "veio outro elefante que está a andar de um lado para o outro, fugindo das motosseras, isso é muito agressivo, e eles começam a atacar as pessoas nas suas hortas de castanha de cajú."

Outras situações de risco aconteceram até com especialistas em florestas, conta o membro da ADECOL: "O director do parque de Cantanhez, o senhor Quebá, e alguns individuos, foram perseguidos por esse animal, por pouco matava essas pessoas."

Ecossistema em destruição
Casos destes são mais frequentes no sul da Guiné-Bissau, região de florestas e por isso fundamental para a sobrevivência dos elefantes. É que anualmente, de maio a novembro, alguns deles vão da Guiné Conacry para o sul da Guiné-Bissau fugindo de enchentes.

É no sul da Guiné-Bissau que se localizam os parques naturais de Cantanhez e Cufada, corredores da emigração dos elefantes. Mas também esta região não escapa ao abate de árvores.

Aissa Regala do IBAP relata alguns factos que indiciam mudanças e fala também da exposição a que estão sujeitos os aldeões por causa do abate das florestas: "Sempre que temos informações sobre a presença do elefante é através do caçador no mato, mas agora a comunidades já nos indicaram as zonas onde estão presentes, e é um pouco perigoso porque eles entram nas zonas onde as mulheres fazem o mpampam, e vão buscar o carvão "

Denúncias caem em saco roto
Relativamente ao abate desenfreado das florestas, várias denuncias tem sido feitas nos últimos tempos, principalmente pelos órgãos de comunicação social, mas nenhuma medida foi tomada para impedir a atividade desenfreada.

De acordo com a Lusa o IBAP já pediu à Direção-Geral de Florestas que tomasse uma medida, mas até agora ainda não obteve respostas e as motosserras continuam no terreno.

O negócio de exportação segue tranquilo e impune, de acordo com Bocar Saide da ADECOL, Ele diz que "há centenas de contentores, há dois dias na Guiné-Bissau viram barcos cheios de contentores, já estão a carregar, e há contentores espalados por todas as ruas da capital."

Boa parte da madeira que é cortada de forma indiscriminada é exportada para a China. Várias instituições, como por exemplo as Nações Unidas, tem denunciado e criticado a situação. Para além de estarem preocupadas com a destruição dos ecossistemas, consideram que a atividade não trás benefícios para o país.
DW.DE

1 comentário:

  1. Desorganizacao e corrupcao estatal na Guine-Bissau leva com que os Chineses levam as nossas Madeiras,
    1. Para entrar no nosso territorio e comecar a cortar os troncos, penco que eles precisam de autorizaca?
    A) Quem autorizou a entrada dos Chineses?
    B) Em que quadro o autorizou?
    C) Sera que as autoridades da transicao, nao podem mandar de parar esses cortes de madeiras, nao o fez porque os bolsos deles ainda faltam um pouco para encher, por isso nao mandaram parar o roubo das madeiras.
    D, E, F, G e etc....
    O povo guineense precisam de se acalmar um pouco, no que se refere as futuras passos rumo ao desemvolvimento. PRECISAM DE TER A PACIENCIA, FE E CORAGEM, apessar que a paciencia nao nos faltam.
    Depois de 7 de junho a corrupcao aumentou duma forma brutal, porque na ha JUSTICA no nosso pais.
    Depois de 7 de junho o pais piorou-se duma forma misseravel como se fosse nao e um estado soberano.
    GUINE-BISSAU e um estado desorganizado no seu todo. Os governanantes guineenses nao teen nocao de governacao, nao tem moral, nao tem a cultura, falta de responsabilidade na cara.
    |JOMAV, DSP cabo tene medu di nada, bo pui djintis capaz de implementa verdadeiro JUSTICA na no terra, pabia ika possivel , desde 7 de junho djintis na furta so ninguim ka pudi tchomelis pe ba respondi na JUSTICA.
    Bo purdan NHERMONS BALENTI DE BLOG RISPITU, na nfugi nbocadu de tema, pabia i ta de, ku numero di quadrus ki no tene, ku numeru di populacao ki no tene, pais cada dia ina afunda so pa bai, uma verganha, obrigado nhermons balente di bog RISPITU

    ResponderEliminar