quinta-feira, 26 de junho de 2014

DIPLOMCIA TIMOR-LESTE FELICITA NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU


O chefe da diplomacia de Timor-Leste, José Luís Guterres, felicitou hoje o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, e desejou que haja estabilidade para o desenvolvimento arrancar no país.

"Felicito o primeiro-ministro indigitado. È uma pessoa conhecedora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e das realidades da Guiné-Bissau. Tem as melhores relações com todos os dirigentes dos países da CPLP e eu só desejo que tenha muitos sucessos na Guiné-Bissau para o bem do povo", afirmou José Luís Guterres à agência Lusa.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, o facto de os militares terem aceitado os resultados é "também um bom sinal".

"Só esperamos que haja a estabilidade que precisam para que nos próximos anos possa arrancar o desenvolvimento da Guiné-Bissau. É um país com muito recursos naturais e têm todas as condições para ser um país desenvolvido, rico e, se a riqueza beneficiar toda a população, teremos um país com as melhores condições de vida naquela região de África", salientou.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou quarta-feira Domingos Simões Pereira primeiro-ministro do país.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), antigo secretário-executivo da CPLP, assumiu o cargo de primeiro-ministro depois daquele partido ter vencido com maioria absoluta as eleições legislativas de 13 de abril.

Os novos órgãos de soberania eleitos em abril e maio sucedem às autoridades de transição, que tinham sido nomeadas depois do golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário