quinta-feira, 12 de junho de 2014

PRESIDENTE DE S. TOME E PRÍNCIPE EM VISITA PRIVADO A CHINA



Manuel Pinto da Costa primeiro chefe de estado são-tomense em Pequim desde corte de relações em 1997, numa "atividade comercial e empresarial"
O Presidente são-tomense Manuel Pinto da Costa, líder de um dos raros países africanos que mantém relações diplomáticas com Taiwan, encontra-se na China em visita privada. 

É a primeira visita de um presidente de S. Tomé e Príncipe à República Popular da China em quase vinte anos, mas a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês - Hua Chunying, evitou valorizar politicamente a viagem, afirmando que Pinto da Costa veio participar "numa atividade comercial e empresarial"

Já em outubro passado, uma delegação são-tomense chefiada pela ministra dos Negócios Estrangeiros - Natália Umbelina, se deslocou à China, ilustrando a crescente aproximação entre os dois países. "S. Tomé e Príncipe já participa nas atividades do Fórum Macau (para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa) e do Fórum China-África", disse à agência Lusa um diplomata africano colocado em Pequim. 

China e S. Tomé e Príncipe cortaram relações em 1997, quando o arquipélago estabeleceu relações diplomáticas com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista ter tomado o poder no continente, em 1949, e que Pequim considera uma província chinesa e não uma entidade política soberana. Além da antiga colónia portuguesa, apenas mais dois países africanos mantêm relações com Taiwan: Burkina Faso e Suazilândia. 

Manuel Pinto da Costa, 77 anos, eleito há cerca de três, foi o primeiro Presidente de S. Tomé e Príncipe logo após a independência do país, em 1975, e nessa altura tinha boas relações com Pequim.
RDP

Sem comentários:

Enviar um comentário