segunda-feira, 21 de julho de 2014

ANGOLA DISPONÍVEL PARA RECEBER CONFERÊNCIA SOBRE O GOLFO DA GUINÉ


Eduardo dos Santos quer organizar em Luanda debater sobre pirataria e tráfico de droga na África Ocidental, como fez recentemente Portugal.

O Presidente angolano - José Eduardo dos Santos, manifestou o interesse de Angola em acolher a conferência sobre vigilância e segurança no Golfo da Guiné. 

A disponibilidade foi manifestada pelo líder angolano nas declarações que prestou à imprensa, no final do encontro com o primeiro-ministro de Itália - Matteo Renzi, que realiza uma visita oficial de 24 horas ao país lusófono. "Tomamos boa nota da sua disponibilidade para que a Itália participe numa conferência internacional sobre a vigilância e a segurança no Golfo da Guiné e poderemos nos associar assim a essa iniciativa dos Estados Unidos da América, para que esse evento possa ser realizado na República de Angola"

A região do Golfo da Guiné é afetada por fenómenos de pirataria e de tráfico de droga, de armas e de seres humanos, e é utilizada por grupos terroristas subsaarianos, que se misturam com imigrantes ilegais para alcançar a Europa, nomeadamente através do corredor da Líbia. Angola é um dos mais de 50 países africanos cujos líderes foram convidados para a cimeira entre Estados Unidos e África, agendada para 4 a 6 de agosto, em Washington, na presença do Presidente norte-americano - Barack Obama. Contudo, o executivo angolano não esclareceu se Eduardo dos Santos estará presente ou se a representação angolana será delegada noutra figura do Estado. 

José Eduardo dos Santos manteve ao início da tarde desta segunda-feira um encontro com o primeiro-ministro italiano, que se encontra em Angola acompanhado de uma delegação de 25 empresários. O Presidente angolano disse que no encontro foram debatidas questões de interesse comum, tendo sido alcançados resultados positivos no domínio da cooperação bilateral, com a criação de um grupo de trabalho misto para definir um programa de cooperação no domínio da agroindústria. Matteo Renzi, antes de deixar Luanda ao final desta tarde, vai ainda encontrar-se com o Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola - Filomeno dos Santos. 

Recentemente, o ministério dos Negócios Estrangeiros português organizou, em Lisboa, uma conferência internacional sobre a segurança do Golfo da Guiné.
rdp

Sem comentários:

Enviar um comentário