quarta-feira, 23 de julho de 2014

MINISTRO DA SAÚDE PORTUGUÊS INAUGURA CENTRO DE HEMODIALISE EM CABO VERDE



Orçado em €1.28 milhões, terá capacidade para 100 pacientes, na cidade da Praia. Estado português gasta atualmente €25 mil por cada cabo-verdiano em tratamento em Portugal.

O ministro da Saúde de Portugal visita Cabo Verde nos dias 29 e 30 deste mês, no decurso da qual inaugura o primeiro centro de hemodiálise no arquipélago.

Segundo fonte da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Paulo Macedo chega à Cidade da Praia na noite do dia 28 e inicia a 29 uma visita de dois dias, em que também será recebido pelo primeiro-ministro - José Maria Neves, e terá uma reunião de trabalho com a homóloga cabo-verdiana - Cristina Fontes Lima. o governante português efetua ainda visitas aos dois principais hospitais da ilha de Santiago: Agostinho Neto, na Cidade da Praia, e Santiago Norte, na Assomada. 

O centro de hemodiálise, cuja construção começou no princípio de 2011 e o custo inicial foi orçado em 1.28 milhões de euros, tem uma capacidade para atender cerca de 100 doentes e dispõe de 20 monitores de diálise, tendo-se, entretanto, procedido a ações de formação de profissionais médicos. Fruto de uma parceria entre a cooperação portuguesa e as autoridades cabo-verdianas, o centro ocupa uma área de 1400 metros quadrados, distribuídos por três pisos. 

Em março de 2012, durante uma visita a Cabo Verde, o secretário de Estado da Saúde português - Manuel Teixeira, garantiu a continuidade do apoio de Portugal no domínio sanitário, lembrando que estava então em curso a construção do centro. 

Edificado no Hospital Agostinho Neto, o centro permitirá uma "grande poupança" nos recursos cabo-verdianos e portugueses, uma vez que são 125 os cidadãos de Cabo Verde que, ao abrigo de um acordo de cooperação específico, acabam por fazer a hemodiálise em Portugal. "Quando o centro começar a prestar estes cuidados será ótimo. Existem 125 doentes cabo-verdianos a receber tratamento de hemodiálise em Portugal, mas acredito que nem todos voltem quando o centro estiver pronto, porque tem capacidade limitada. Será um processo faseado", assegurou, então, Manuel Teixeira. O Estado português gasta anualmente cerca de 25 mil euros com cada paciente, que tem de efetuar três sessões semanais, cada uma delas no valor de 110 euros. Ao abrigo do protocolo de cooperação assinado em 2008 entre os dois ministérios da Saúde, assim que o centro de hemodiálise começar a funcionar no Hospital Agostinho Neto, Portugal apoiará Cabo Verde com uma verba anual de 875 mil euros ao longo dos primeiros cinco anos.
RDP

Sem comentários:

Enviar um comentário