quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ANGOLA E MOÇAMBIQUE QUEREM FACILITAR VISTOS



"Vamos ver se os dois governos conseguem trabalhar nessa matéria, porque isso estimula o investimento privado entre os dois países", declarou à imprensa o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Luanda - Os governos de Angola e Moçambique vão multiplicar esforços para efectivar, até ao mês de Setembro, um quadro jurídico-legal que garanta a assinatura de um acordo de facilitação de vistos.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, que disse pretender-se com o acordo relançar o intercâmbio comercial e facilitar a acção dos empresários dos dois países.

"Vamos ver se os dois governos conseguem trabalhar nessa matéria, porque isso estimula o investimento privado entre os dois países", referiu à imprensa, à saída de uma audiência com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi.

Georges Chikoti esclareceu que os dois estados têm já um acordo de supressão de vistos para os passaportes diplomáticos, mas querem esse novo formato para potenciar os negócios.

"O que podemos fazer para já é um acordo de facilitação de vistos e toda a burocracia que tem a ver com os vistos. Para um período posterior vamos ver se podemos chegar a suprimir", vincou.

O ministro das Relações Exteriores informou, por outro lado, que durante a audiência estudou com o seu homólogo a possibilidade de assinatura de um acordo no domínio do usufruto de imóveis.

Explicou que a ideia desse segundo acordo é evitar custos onerosos no arrendamento de residências oficiais dos dois estados.

"Nós temos uma embaixada em Moçambique e eles têm uma aqui. Os dois embaixadores pagam rendas e isso é extremamente oneroso. Vamos trabalhar também nesta matéria muito rapidamente, para ver se conseguimos resolver este problema", exprimiu.

O governante anunciou que a partir de quinta-feira os técnicos dos dois países vão começar a preparar os projectos, com vista a estarem concluídos até Setembro.

Em relação à audiência, o governante disse ter servido para aflorarem o estado das relações entre os dois estados e do trabalho desenvolvido no âmbito multilateral, da CPLP, da União Africana e das Nações Unidas.

Chikoti anunciou que os dois governantes decidiram nesse encontro retomar os encontros num plano mais bilateral, para aproximarem, cada vez mais, os dois países e correspondentes povos.

O ministro afirmou ainda que a visita serviu para o governante de Moçambique constatar os progressos que Angola tem vindo a fazer em termos da consolidação da paz interna e também do papel desempenhado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na Região dos Grandes Lagos.

africa21digital

Sem comentários:

Enviar um comentário