segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CABO VERDE PROMOVE "DIA DO PÉ DESCALÇO" EM HOMENAGEM À CANTORA CESÁRIA ÉVORA



Cidade da Praia - A produtora cabo-verdiana Harmonia promove, no dia 27 deste mês, a segunda edição do "Dia do Pé Descalço", em homenagem à cantora Cesária Évora, que completaria 73 anos.

A Harmonia, produtora que acompanhou Cesária Évora, pretende com a iniciativa desafiar os cabo-verdianos a andar descalços, tal como sempre fez a cantora cabo-verdiana, que morreu em 2011.

"Cesária Évora sempre caminhou descalça. Esta particularidade viria a tornar-se num dos elementos que mais a caracterizaria mundialmente", recorda a produtora, em comunicado. "A celebração do "Dia do Pé Descalço" será assim uma homenagem à simplicidade e liberdade, que a caracterizava", prosseguiu a produtora do empresário José "Djô" da Silva, que lançou a "rainha da morna" cabo-verdiana.

O "Dia do Pé Descalço", uma sugestão do jornalista cabo-verdiano Moisés Évora, é organizado pelo segundo ano consecutivo em Cabo Verde, esperando-se que seja comemorado "com simbolismo autenticidade".

À semelhança do ano anterior, a organização espera que os admiradores de Cesária Évora andem descalços não só em Cabo Verde, como também noutros países, em especial em França, onde a cantora iniciara a sua carreira.

Cesária Évora, considerada a "embaixadora da morna", música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, nasceu no dia 27 de Agosto de 1941, e se ainda estivesse viva faria 73 anos.

Ao longo da sua carreira, gravou mais de duas dezenas de discos, com destaque para "La diva aux pied nus" (1988), "Miss Perfumado" (1992), tornando-se, aos 47 anos, uma "estrela" da "world music".

Em 2004, recebeu um Grammy para o Melhor Álbum de "World Music" contemporânea, pelo disco "Voz d'Amor", cumprindo então sucessivas digressões e regressando, de vez em quando, à terra natal.

A "Diva dos Pés Descalços", nome por que popularmente ficou conhecida, morreu no dia 17 de Dezembro de 2011, no Mindelo (São Vicente), com 70 anos.
portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário