quarta-feira, 20 de agosto de 2014

JORNALISTA NORTE-AMERICANO DECAPITADO NO IRAQUE

(ATUALIZADA) O Estado Islâmico (EI) afirmou hoje ter decapitado o jornalista norte-americano James Foley como represália pelos ataques aéreos no Iraque, noticia a agência France Press (AFP).

Num vídeo difundido hoje na internet pelo grupo 'jihadista', o EI mostra um homem mascarado, vestido de preto, que parece cortar a garganta ao jornalista. James Foley, jornalista freelance, foi sequestrado por homens armados, na Síria, em novembro de 2012.

A Casa Branca informou que os serviços secretos norte-americanos estavam a trabalhar para verificar "o mais rapidamente possível" a autenticidade do vídeo.

"Visualizámos um vídeo que pretende mostrar a morte do cidadão norte-americano James Foley pelo Estado Islâmico. Se for autêntico, estamos horrorizados com a morte brutal de um jornalista norte-americano inocente e expressamos as nossas sinceras condolências à sua família e amigos", disse Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança nacional em comunicado.

No vídeo, os 'jihadistas' mostram ainda imagens de um outro jornalista norte-americano, identificado como Steven Sotloff, desparecido desde agosto de 2013. que também ameaçam executar se o Presidente norte-americano, Barack Obama, não acabar com os ataques aéreos no Iraque. Os dois jornalistas aparecem nas imagens vestidos com uma túnica laranja, que faz lembrar os prisioneiros de Guantánamo.

James Foley, de 40 anos, era um repórter experiente, que tinha feito a cobertura noticiosa do conflito na Líbia antes de ir para a Síria, onde acompanhou a revolta contra o regime de Bashar al-Assad para o portal norte-americano GlobalPost, agência France Presse e outros órgãos de comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário