segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TODOS OS CIDADÃOS SÃO CHAMADOS ASSUMIR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NESTA FASE DE GRANDE ESPERANÇA



Caros compatriotas, concidadãos da Guiné-Bissau, o nosso país viveu os primeiros anos atabalhoado de independência com projetos de desenvolvimento concretos, projetado a curto, médio e longo prazo. Pois foi sem dúvida também o período que se registou freneticamente as maiores violações de Direitos Humanos .Tratava da implantação de um Novo Estado, período esse que deixou marcas profundas nas nossas memórias.

Também, o proclamado Movimento Reajustador que condenou, propalou violação de direitos humanos, justiça social , dignidade e cidadania nada se observou.

Vivemos os piores momentos onde se registou ausência de Estado a concentração do Poder, culto de personalidade em nome de " djagrandadi."

O Estado foi completamente desmontado direcionamos e abutimos no poder absoluto e a obediência ao Chefe e Comandante.

A nossa luta para e pela democracia custou como a nossa independência vidas e sangue com o registo das mais barbaras atrocidades cometidas contra dignos nacionalista referenciando O comandante Paulo Correia, Dr Viriato Pan, Pedro Ramos e os demais memoráveis e ilustres combatentes da liberdade da Pátria.

Com a queda da URSS e abertura do leste europeu à democracia as ditaduras perderam apoios e ocidente aproveitou par impor condições a ajuda ao desenvolvimento.

A Guiné Bissau, fez rolhas e passaram quase 10 anos para as primeiras eleições democráticas como sabemos sobre pressão Internacional e custou vidas humanas, nunca esclarecidas.

7 de Junho a que pensamos que seria uma mudança qualitativa propiciou a chegada do Kumba Yala ao poder, vimos, sentimos e sofremos na pele a total debandada do Estado e ainda hoje sentimo-la..

Ora bem, depois de faseado período de visível recuperação , malgrado e atrofiado casamento entre coisa pública e o negocio pessoal no exercício do Poder politico registou-se algo.

Hoje, indubitavelmente estamos no ensaio e o exercício do poder entregue a quadros, nova geração com a visão ,missão e objetivos muito claro.

Já escrevi e disse pedindo um período de graça a estes novos poderes e os seus signatários porque sabemos que o país bateu no fundo.

Também quero aqui frisar é de toda a pertinência que todas as decisões devem ter suportes: Leis ou decretos-leis

Porém, urge medidas para alterar inúmeros estado de coisas que sabemos a população espera e não pode espera que se promulgue Leis ou Decretos, apesar de estar plenamente de acordo para evitar como no passado em que as decisões políticas sobrepunham as Leis.

Ora a razão desta dica é para dizer que todos estes anos fiquei calado e não envolvi-me em responder os que em nome de falsas reivindicações de justiça manifestam, todavia, desconhecendo que o seu familiar foi sanguinário e colecionador de órgãos em frasco de álcool.

Fui impedido por familiares e para não ser considerado persona não grata familiarmente releguei-me ao silêncio, mas negocio para desmontar de novo o país não vamos aceitar.

Quero dizer que não vamos permitir que comerciantes de informações ,blogistas façam desta nova etapa que passou por caminhos derradeiros e corrupios de sangue venham a denegrir as mais altas figuras do Estado com iscas comerciais cujo objetivo como no o passado é criar condições para negociar e vender as informações bombásticas.

Este Estado é nosso e merece todo o respeito quer o Presidente da República e o Primeiro Ministro, merecem todo o nosso respeito , estima e a graça da esmagadora população sofredora da Guiné Bissau.

Nunca mais havemos de deixar que os artistas e comerciante de cartadas sejam orientadores dos destinos do nosso país.

Apelo aqui a todos os compatriotas dentro e fora do pais , sem classes ,cor e outros preconceitos que está em causa a Guiné nação ,a Guiné Pátria em causa, todos são chamado a estarem atentos assumindo os valores ético da cidadania.

Estamos e estaremos atentos as falhas e apontando caminhos construtivamente. Transição nunca mais.!!!!!!



Por Eduardo Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário