quarta-feira, 17 de setembro de 2014

BIAGUE NA N'TAN é O NOVO CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINE-BISSAU



portalangop.c

Bissau - O general Biaguê Nan Tan é o novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, foi hoje anunciado ao princípio desta madrugada, em Bissau, através de decreto assinado pelo Presidente guineense José Mário Vaz.

Recém-nomeado chefe da casa-militar da presidência, Biaguê Nan Tan, de etnia Balanta, tal como o chefe das forças armadas exonerado na segunda-feira, António Indjai, é um oficial tido como um amigo do Presidente guineense.

Nan Tan era chefe da brigada operativa das Alfândegas quando Mário Vaz era ministro das Finanças.

A 17 de Julho deste ano, o presidente guineense chamou Biaguê Nan Tan, que era vice- chefe do Estado-Maior do Exército, para desempenhar as funções de chefe da casa- militar da presidência.

Oficial general, Nan Tan é da "velha guarda" das forças armadas guineenses por ter estado na luta armada da libertação do país - daí ostentar o estatuto de "Combatente da Liberdade da Pátria".

O decreto da nomeação refere que a escolha foi feita após terem sido cumpridas as formalidades constitucionais, isto é, auscultação ao conselho das chefias militares, conselho de defesa nacional e Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário