sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EUA DUVIDAM DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTE DE LÍDER DO BOKO HARAN


Nova Iorque - Os Estados Unidos manifestaram nesta quinta-feira o seu cepticismo sobre as informações de que o Exército da Nigéria matou o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, em recentes combates no norte do país.

"Os nigerianos anunciaram, em várias ocasiões, que o chefe do Boko Haram estava morto, mas sempre descobrimos que não era verdade", disse um funcionário do departamento de Estado à imprensa.

"O que li recentemente é que alguém parecido com Shekau ou algum impostor foi assassinado, e que talvez Shekau tenha morrido. Não tenho muita fé nestas histórias sem evidências", assinalou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O ministério da Defesa da Nigéria informou na quarta-feira que Shekau está morto mas esta informação gerou cepticismo, uma vez que Bashir Mohammed, abatido em recentes confrontos com o Exército, é um homem parecido com o líder do Boko Haram que se fez passar por ele em vídeos do grupo.

Mas especialistas em temas de segurança afirmam que não há provas concretas da morte de Shekau e que a foto mostrada à imprensa pelo Exército é a mesma que circula há tempos na internet.

O Boko Haram luta pela criação de um Estado islâmico no noroeste da Nigéria.

A insurreição do Boko Haram e a brutal repressão das forças de segurança nigerianas deixaram 10.000 mortos desde 2009, de acordo com as autoridades da Nigéria, além de mais de 650.000 deslocados, segundo a ONU.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário