sábado, 27 de setembro de 2014

GOVERNO GUINEENSE APRESENTA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR PROPOSTA ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO NO VALOR DE 120 BILIÕES DE FCFA


Bissau, 26 Set 14 (ANG) - O Governo apresentou sexta-feira na Assembleia Nacional Popular (ANP), a proposta do Orçamento Geral de Estado para o presente ano económico, com previsão de receitas e despesas na ordem de 120 mil milhões de Fcfa.

Na ocasião, o Ministro das Finanças, Geral Martins, justificou o facto de só agora ter sido possível proceder a esta apresentação pelo facto do actual executivo ter sido, apenas, constituído e entrado em funções em Junho passado, na sequência das eleições gerais de 13 de Abril.

O titular das Finanças apelou na altura aos deputados a aprovarem o documento para garantir o normal funcionamento das instituições do país e, por outro lado ainda, para credibilizar a actuação do executivo junto das populações e perante a comunidade internacional.

Em relação a Proposta de Lei do OGE, este apresenta, entre outras alterações, em relação a de 2012, o aumento imposto de IGV de 15 para 17%, da taxa audiovisual sobre o consumo de energia que subiu para 500 Fcfa/mês, da taxa de fundo de pensão que doravante será calculada em função do salário bruto do funcionário público, não sobre o ser ordenado base, como é habito até então.

Em relação a previsão das receitas, o Ministro das Finanças prevê arrecadar, a nível interno, 38 mil milhões nas taxas tributárias e 20 mil milhões em não tributárias, como, por exemplo, com o fundo da compensação das pescas.

E o défice, de acordo com Geraldo Martins, calculado em um pouco mais de 46 bilhões de Fcfa, virá do exterior, através de donativos, empréstimos e ajudas orçamentais.

Também durante acto, a Comissão Especializada da ANP para os Assuntos económicos reconheceu o período económico difícil que o país atravessa actualmente e apelou a aprovação do documento “para o bem do país”.

Sem comentários:

Enviar um comentário