quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"SI BU CA TENÉ ARRUZ, SI NHELEN TÉN, CUME BU CALA!" «GUINÉ-BISSAU» REGIÃO QUINARA E TOMBALI RECEBEM MOTO-AMBULÂNCIAS


Bissau, 18 Set 14 (ANG) - O Ministério da Saúde Publica da Guiné-Bissau com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) vai doar, sexta-feira em Buba, as primeiras 10 moto-ambulâncias, para socorrer grávidas, bebés e crianças nas regiões de Quinara e Tombali.

O anúncio foi feito hoje pelo UNFPA através de uma nota de imprensa entregue a nossa redacção na qual informou que a oferta se enquadra no programa conjunto H4+ de várias agências das Nações Unidas nomeadamente (UNFPA, UNICEF, WHO, ONUMulheres e UNSida), e é financiada pela Agência de Desenvolvimento da Suécia.

De acordo com o comunicado, as ambulâncias em motorizadas permitirão chegar mais rapidamente as zonas de difícil acesso para socorrer sobretudo grávidas, recém nascidos e crianças com menos de cinco anos em situações de risco, contribuindo assim de forma positiva para redução da mortalidade materna neonatal e infantil.

A nota informa que o programa opera em sete regiões sanitárias da Guiné-Bissau, sobretudo nas regiões de Bafatá, Gabu, sector Autónomo de Bissau, para além de Quinara e Tombali e visa reduzir o número de mortes maternas, de recém-nascidos até aos cinco anos.

“O projecto H4+ pretende, entre 2012 e o final de 2015, diminuir a taxa de mortalidade materna de 190 para 228 óbitos por cada 100 000 nados vivos, assim como a mortalidade infantil de 161 para 70 óbitos por cada 1000 bebés nascidos vivos”, indicou o comunicado
Segundo o comunicado, o ministério da saúde pretende entregar brevemente mais 30 moto-ambulâncias às restantes regiões sanitárias abrangidas pelo programa conjunto H4+.




Sem comentários:

Enviar um comentário