quarta-feira, 29 de outubro de 2014

GUINÉ-BISSAU: MAIS 16 MÉDICOS FORMADOS NA FACULDADE RAÚL DIAZ ARQUELLES


Bissau, 29 Out 14 (ANG)- Um grupo de 16 médicos recebeu terça-feira em Bissau os seus diplomas de formação superior na Faculdade de Medicina, Raul Diaz Arguelles, cujo funcionamento é assegurado por professores cubanos.

Presidiu a cerimónia de entregue de diplomas o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira que enalteceu a cooperação com Cuba, estabelecida desde os tempos de luta de libertação nacional entre o fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral e o Comandante, Fidel Castro.

O Chefe do Governo admitiu que a Faculdade de Medicina de Bissau, cujas células estão instaladas em certas regiões do país, com alunos de diferentes níveis, poderá passar a ser uma instituição de referência nacional.

Para a Ministra de Saúde Publica, Valentina Mendes o acto representa o esforço das autoridades guineenses para a qualificação dos técnicos por forma a melhor responderem aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Valentina Mendes disse que ser médico é dedicar a vida à causa da vida humana.

Citando o especialista em saúde cubano, Adolfo Bazerra, a ministra referiu que “um verdadeiro médico é aquele que em várias ocasiões não conclui uma refeição, não escolhe a hora e nem pergunta se o local é longe ou perto, quando um aflito lhe bate a porta”.

Intervindo no acto o embaixador cubano em Bissau, Elis Alberto Gonzalez Polanco sublinhou que o seu país sempre está ao lado dos países que precisam de apoio dos parceiros tal como a Guiné-Bissau.

A Faculdade de Medicina Raúl Diaz Arguelles” conta actualmente com 316 estudantes de diferentes níveis, em Bissau, Bafatá, Bula Gabu e Mansoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário