sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EMPRESA DE ELECTRICIDADE E ÁGUA VAI RECENSEAR CLIENTES NA GUINÉ-BISSAU


Bissau, - A empresa pública de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) vai fazer um recenseamento porta-a-porta de todos os clientes, anunciou nesta sexta-feira em Bissau, o director-geral, René Barros.

O levantamento, ainda sem data marcada, será feito por funcionários da casa com o apoio de alunos de liceus e escolas de formação, que serão contratados para o efeito, anunciou aquele responsável, citado pela agência de notícias estatal, a Agência de Notícias da Guiné-Bissau (ANG). 

O director-geral da EAGB justifica a medida com a necessidade de saber o número exacto de clientes, por forma a responder com o fornecimento de energia necessário e para aferir das receitas que a empresa pode ter. 

A rede da EAGB, que devia abastecer algumas zonas de Bissau, está obsoleta, e há décadas que não oferece condições de segurança, nem de regularidade no abastecimento de energia. 

Do lado dos clientes, não há um registo fiável de utilizadores e proliferam ligações ilegais, enquanto do lado das sucessivas administrações falta informação contabilística rigorosa sobre a gestão ao longo dos anos - problemas que merecem críticas periódicas dos trabalhadores, através dos sindicatos. 

Nos últimos meses, as autoridades têm ainda tentado travar os roubos de combustível aos depósitos da central de produção eléctrica. 

René Barros referiu à ANG que pode vir a ser instalado um novo grupo de geradores com capacidade de produção de 10 megawatts (Mw), no seguimento do que já foi referido pelo governo nos últimos meses. 

Segundo o director-geral da EAGB, a instalação pode acontecer ainda antes da quadra festiva de Natal, garantindo fornecimento de energia para este período a várias zonas de Bissau - enquanto outros bairros e o resto do país vive, onde possível, de geradores de particulares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário