quinta-feira, 27 de novembro de 2014

DR. LUÍS BARBOSA VICENTE APRESENTOU O SEU LIVRO "EM DOIS LUGARES DIFERENTES" NO MESMO DIA NO PORTO

Dr. Rui, Dr. Julião Soares Sousa, Dr. Luís Barbosa Vicente, Dr. Miguel Barros e Engº Francisco



Porto, 25 de Novembro de 2014.

Juntaram-se no Porto, várias instituições: Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL – fundada em 1963, sem fins lucrativos, “Medalha de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto”, Editora Sinal (Gráfica Sinal), Edições Corubal, e a Casa da Guiné-Bissau no Porto, para apresentar o livro do Guineense, Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário "POR UMA REINVENÇÃO DA GOVERNABILIDADE E DO EQUILÍBRIO DE PODER NA GUINÉ-BISSAU - DIÁLOGOS E OLHARES CRUZADOS A PARTIR DA DIÁSPORA" na Praça Carlos Alberto, 128-A, Porto e depois na Rua Manuel Pinto de Azevedo 706, Zona Industrial do Porto (Sala Nobre da "CASA DA GUINÉ).




Eram 18h 40m, moderador e representante da Livraria UNICEPE, Dr. Rui deu boas vindas aos presentes, apresentou a mesa e agradeceu a disponibilidade de todos. Em seguida clamou uma página do livro de poema “Um Novo Amanhecer” do Dr. Julião Soares e conseguiu emocionar todos presentes!




O Livro foi apresentado pelo Prof. Doutor Julião Soares Sousa, historiador e investigador guineense, especialista em História Política da Guiné e de Cabo Verde, Julião Soares Sousa defendeu, em 11 de Janeiro de 2008, em provas públicas, a sua tese de doutoramento, intitulada “Amílcar Cabral e a luta pela independência da Guiné e Cabo Verde 1924-1973”, publicada em livro com o título Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e Morte de um Revolucionário Africano. Foi distinguido em 2011 com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, História Moderna e Contemporânea de Portugal, pela Academia Portuguesa de História.


Dr. Julião Soares Sousa saudou a sala e enalteceu bastante a presença do amigo Dr. Filomeno Pina e "Blogue Conosaba Do Porto"
Em seguida, Dr. Julião não poupou o autor do livro em elogios, durante 45 minutos, colega e amigo de longa data, trata-o por LBV! Falou da massificação da escrita e a importância da escrita nos dias de hoje! Na opinião do Dr. Julião Soares Sousa a escrita deve ser simples e, saber o que se escreve e para quem se deve escrever e porquê, e a escrita deve contribuir para mudar a sociedade para o bem! Leu o livro muito bem antes de apresenta-lo publicamente, disse que o livro não tem matéria polémica, o livro não ataca ninguém e os nossos políticos devem ler este livro para uma boa reflexão! Muito pelo contrário, o livro trouxe um grande contributo em termos do debate de ideias entre os guineenses, de forma construtiva e inclusiva sobre a ética, corrupção, administração pública e sobre a importância do poder local no nosso país e sobre a importância e aproveitamento da Diáspora guineense para o desenvolvimento da Guiné-Bissau! Vale pena comprar e ler este livro do LBV. O livro também debruçou sobre as novas tecnologias, aconselhou que a Guiné-Bissau deve adotar uma governação e uma democracia electrónica. Dr. Julião referiu muitas vezes o nome do fundador da nossa nacionalidade Amílcar Lopes Cabral, dando exemplos do pensamento nobre que este tinha para o desenvolvimento do nosso país! Mencionou duas vezes a frase do “Kennedy” sobre ida a lua em inglês!

O Dr. Julião terminou a sua intervenção com fortes críticas sobre o excesso da plantação de castanha do caju na Guiné-Bissau, em vez do arroz que é base da nossa alimentação! Por outro lado, é preciso rever o acordo de pesca com a União Europeia!


Dr. Miguel Barros, em representação da editora Corubal da Guiné-Bissau entrou a matar, foi “incrível” nunca vi nada igual...meus caros leitores sem excessos, julgo que, cada palavra, cada frase dita pelo jovem sociólogo guineense entrou nos ouvidos e ficou na mente dos presentes para toda a vida! Dr. Miguel Barros brincou com a língua de Camões! Quando o amigo procurou não hesitou em convence-lo a escrever um livro e prontificou logo apoia-lo para que hoje, seja possível apresentar este livro em Portugal e disse que, voltaria apoia-lo se for preciso. 

Falou um pouco de tudo, sobre a sociedade, saúde, hábitos e costumes de diferentes etnias da Guiné-Bissau. Fez muitas comparações durante estes anos todos da independência. Atacou fortemente a relação entre a Guiné-Bissau e Banco Mundial, FMI e a União Europeia

Até referiu a ida do Paulo Freire a Guiné-Bissau que contribuiu bastante na luta a analfabetismo no campo educativo, baseado nas experiências de vida e nos saberes dos analfabetos, procura que a aprendizagem da leitura e da escrita lhes permita aprofundar a leitura do mundo e a consolidação das suas intervenções nas práticas sociais. Disse que, ainda hoje, muitos ocidentais procuram a Guiné-Bissau por causa dos métodos do Paulo Freire.






Em seguida passaram a testemunha ao Engº Francisco, um dos editores do livro, sem rodeios, disse que, ficou deslumbrado com a intervenção do Jovem Guineense Miguel Barros que fez subir adrenalina na cerimónia de apresentação do livro! Independentemente de ser amigo do Domingos Simões Pereira, disse que, tem um grande afeto a Guiné-Bissau, teve na tomada de posse do governo guineense e gostou imenso do povo guineense. Ruanda foi o 1º país de África que conheceu e ficou apaixonado! Contou em pormenores como conheceu o autor do livro o LBV. Num “bate papo” LBV contou-lhe sobre o livro e não pensou duas vezes, prometeu que ia ajudar a editar o livro e assim aconteceu!

Por fim, entrou em cena o autor do livro Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário.

Pouco ou nada falou do livro que ele próprio escreveu, agradeceu imenso a colaboração do Dr. Miguel Barros, “sem ajuda do Miguel Barros não era possível hoje apresentar este livro”, acrescentou LBV. “Este livro saiu dum conjunto de reflexões (durante 4 anos), congreguei vários artigos meus para editar este livro”, por isso, muito obrigado a duas editoras, muito obrigado ao Dr. Julião Soares Sousa pelo prefácio do livro, muito obrigado a Livraria de Estudantes do Porto, muito obrigado a todos aqueles que colaboraram para que hoje seja possível apresentar este livro.











Salão Nobre da "CASA DA GUINÉ-BISSAU NO PORTO"

Eram 21h 45m, moderador e responsável na área de formação profissional e emprego da "Casa da Guiné-Bissau no Porto" Dr. Filipe Sanhá deu boas vindas aos presentes  apresentou a mesa e agradeceu a disponibilidade de todos. Fez um belo discurso dizendo em poucas palavras o que se pretende com casa da Guiné-Bissau no Porto. 

Novamente, o Dr. Julião e Dr. Luís Barbosa Vicente entraram em cena repetindo quase igual o que se passou na Livraria UNICEPE no Porto. 


Apresentação do livro terminou as  23h. Lá ficou o autor do livro na mesa assinar os livros que foram comprados pelos leitores.






Sem comentários:

Enviar um comentário