quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ONU DÁ PRIMEIRO PASSO PARA JULGAR CORREIA DO NORTE POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE


Investigadores recolheram testemunhos de exilados norte-coreanos e documentaram existência de vasta rede de campos de prisioneiros.

As Nações Unidas condenaram hoje as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte, dando um primeiro passo para julgar Pyongyang no Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade.

A comissão dos direitos humanos da Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução instando o Conselho de Segurança a recorrer ao TPI, com 111 votos a favor, 19 contra e 55 abstenções.

O texto, que será analisado em dezembro pela Assembleia-Geral, foi aprovado após um debate tenso, em que Cuba tentou em vão obter uma alteração que teria esvaziado a resolução de conteúdo, ao retirar a disposição que pedia ao Conselho de Segurança que equacionasse levar a Coreia do Norte a julgamento perante o TPI.

A Bielorrússia, o Equador, o Irão, a China, a Rússia, a África do Sul e a Venezuela apoiaram a posição de Cuba, tendo muitos deles afirmado que o texto não é equilibrado.

O embaixador da Coreia do Norte junto da ONU, Sin So Ho, declarou também que o projeto de resolução proposto pela União Europeia e pelo Japão padecia de "uma falta de confiança, de suspeita e de confrontação que nada têm que ver com os verdadeiros direitos humanos".

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário