terça-feira, 11 de novembro de 2014

OPINIÃO:O CINISMO E A HIPORISIA DO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU – SALARIO DOS DEPUTADOS


Convém esclarecer a opinião Pública que tem sido manipulada e hipnotizada pelos miúdos agora promovidos a diretores no novo governo pelo simples fato de ter trabalhado no Facebook em prol do DSP.

A intenção do Presidente da ANP, Cípriano Cassama, foi boa e dela tiveram conhecimento há muito tempo quer o Primeiro-Ministro assim como o Senhor Geraldo Martins Ministro da Finanças.

Passemos aos fatos:

1º A razão da proposta do presidente da ANP não é maldosa, mas sim fundamentada no facto dos deputados serem os parentes pobres da política Guineense, ganhando cera de 800 euros mais ou menos, sendo que:

a) O Primeiro-Ministro ganha mais de 6000 euros mensais;
b) Os ministros ganham mais de 3000 mil euros; 
c) O presidente da república ganha mais de 7000 euros;
d) Mesmo o presidente da ANP ganha mais de 10000 euros;

Por esse fato, este último sentiu-se na obrigação de colocar sob debate o aumente de vencimento dos membros do parlamento que é a instituição que ele defende, para os equiparar ao dos membros do governo, tendo em conta que os membros do governo acabam por ganhar muitos extras, e beneficiar de “luvas” em todos os negócios em que o estado realiza na área sob a sua tutela, valores astronómicos que juntam aos 3000 euros e no caso do Primeiro-ministro aos 6000 euros.

2º Esta proposta já era do conhecimento do governo que na altura da apresentação do Orçamento retificativo de 2014, tendo o Primeiro-ministro dito que o aumento não tinha cabimento em 2014, mas que em 2015 já fazia sentido e seria possível, dado assim o seu aval (concordado), assim como o Ministro da Finanças (Geraldo Martins);

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), limitou-se a perguntar ao governo qual a razão de não acompanharem nos seus documentos uma proposta com a qual eles mesmos concordaram, e aceitaram para 2015, e que já tinha sido aprovado na assembleia, ao que estes responderam na praça pública, através de sites, blogs, etc, usando para tal a sua tropa de elite que atua no Facebook, quando os assuntos do estado devem ser tratados com sigilo e elevação. Esta política de usar o Facebook para “chorar” e tentar condicionar os adversários e manipular a opinião pública, poderá vir a trazer amargos de boca ao Primeiro-Ministro.

4º Em nome da transparência que ele tanto diz defender, pede-se ao Primeiro-Ministro que divulgue os acordos assinados com a EurAtlantic, porque os preços apresentados como de lançamento e que não devem diferir dos finais, não têm cabimento para quem conhece a estrutura de custos do setor da aviação, por isso, é preciso que divulguem o acordo assinado, que é um documento do estado e não pessoal, para que se possa saber:

a) De que taxas foi isentada a companhia EuroAtantic, porque razão, e em beneficio de quem;
b) Que GRUPINHO negociou, assinou e beneficiou com este acordo;
c) Que o Presidente da Republica tinha razão e estava a defender os interesses do País quando se levantou de viva voz contra este GRUPINHO, que “CHORA” e vem a internet tentar manipular as pessoas, quando estão a monopolizar o estado da Guiné-Bissau.

Foi assim caros compatriotas que começaram todos os grande ditadores mundiais, basta rever a história, foi com ajuda do povo que pensava estar a defender a verdade que os grandes monstros da política mundial se fizeram, de início tiveram largo apoio popular e usaram os meios de comunicação para enganar o povo.

Fiquemos atentos, pensemos de forma desapaixonada, esqueçamos os blogs e os sites, e pensemos de forma logica e coerente porque está se a apoiar a evolução de um GRUPINHO que já domina a GUINE-BISSAU, se não vejamos: No PAIGC não falam com ninguém limitam-se a anunciar o que fizeram, no governo entre o DSP o JBV e o GM decidem tudo e beneficiam de tudo ao seu belo prazer, ainda por cima tentam denegrir todos os outros órgão de soberania.

TENHAMOS CUIDADO O FANATISMO É PERIGOSO e pode cegar-nos

Ass: Victor Hugo

11 comentários:

  1. Cuidado compatriota, o cheque de pedras é algo fatal as garrafas. Não podemos e nem devemos dar ao luxo de pensar que a Guiné-Bissau só se erguera com a ANP, a ganhar avultados montantes. Como seria de admitir que um Engenheiro Agrônomo de Formação Superior ganhe 53.000 Francos, para não alarmar, não quero traduzir em Euros, se a economia da Guiné é basicamente suportada pela Agricultura, não há boa fé, não há alma da gente sentimentalista, nem há boa intenção para o futuro do País, senão ele Cipriano Cassama, Engenheiro, não ignoraria o estado financeiro dos seus colegas, partia com uma proposta que beneficiava a função publica na sua totalidade, para não meter-se em injustiças que nos deixam entender que cada anda a puxar brasa para a sua bentana. O povo legitima deputados, atribui mandato ao Governo e o Presidente, quando vem estes a beneficiar-se de tudo, deixando o seu eleitor a Deus dará, não faz sentido, por cima defendem, não aos grupinhos, mas também não ao oportunismo.

    ResponderEliminar
  2. Espero que primeiro ministro nao permita este abuso dos deputados estes tem memorias curtas e todos ja se esquecem que pais vive de esmolas doutrps paises do mundo. As minhas desculpas mas perguto que sacanas temos no governo?

    ResponderEliminar
  3. Tretas, que divilguem os acordos como foi pedido. Querem os deputados a ganhar mal porque assim serao mais faceis de subornar. Ja agora porque razao concordaram com esse aomento no passado e hoje ja nao quetem? VIVA Cipriano.... VIVA JOMAV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu deves ser burrrro ou estas a ser subordinado para ca vires a escrever algo assim, se um deputado de uma podre nacao pode ganhar 3,000 euros porque e que um engenheiro recebe menos de 300 euros e um professor muito menos que isso???? Porque e que a ANP nao fez tambem uma proposta sobre o aumento do salario dos professores???
      Kabu lebsi bu donas bo...

      Eliminar
  4. Guineenses sempre adoraram que lhe esmaga, ora aí têm, o Domingos é DUES na terra, pois então preparem-se para o que ainda vem, não foram vocês que se juntaram para o colocar lá? Agora aguentem.

    Já agora a esta cambada de patetas alegres que andam atrás do homem, quero perguntar: Onde está o CADOGO? Ele agora é o DIABO? Como o guineense muda de opinião? Desculpem mas este Domingos nem é melhor nem pior que os outros, é tudo farinha do mesmo saco. Não valem um tostão furado.

    ResponderEliminar
  5. Irmãos vamos ser realistas e nada de racismo só porque o presidente é da etnia x e o homem quer defende-lo, abaixo Cipriano opurtunista

    ResponderEliminar
  6. Se aceitaram, agora devem cumprir, não se pode mudar de opinião de um momento para o outro, e ainda vir fazer esta bagunça toda, quando já estavam a par das coisas. AIII GUINE FOROTA, kada kil ke bim i ta transforma suma dia pa noite. POXAS PA

    ResponderEliminar
  7. Bem, como por relembrar a máxima do Sankara: "presidente ou politicos de um país pobre não podem ser ricos", enfatizo, que nem devem pensar em se enriqueceram com bem público. Eu achando muito alto 800 euro alto para esses deputados, enquanto os mesmos estão querendo que lhes sejam aumentado o salário. Os profissionais das outras áreas com curso superior (professores, engenheiros, entre outros) ganhando um salário miserável , enquanto são ele os principais formadores de cidadãos e construtores das infraestruturas do que o país tanto precisa. Acho muito egocentristas a intenção do presidente da ANP. É incomensurável injustiça esse tipo de disparidade salarial que se verificou e ainda se verifica na Guiné-Bissau. Por favor, sua Excia. PM, PR e PANP, repensem bem a questão salarial pois é ali que nasce as revoltas e consequentes instabilidades.

    ResponderEliminar
  8. EM primeiro lugar peço desculpas por ter usado este termo, porque tentei procurar adjetivos mais moderados e não consegui encontrar.

    Com esses comentários no facebook e nos blogs sobre alegadas crispações que possa existir entre os governantes da G-B, para quem tem amor e quer ver aquele país a crescer fácil se nota que os Guineenses são patétas. esses comentários para quê?
    Porquê é que não podem esperar o problema se resolver nos fóruns próprios?
    Essa é a vossa melhor forma de resolver o problema? Mas que burrice estão a mostrar? Ainda não aprenderam? Querem mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burrice héin? O que é que um Deputado faz que um professor não faz? Que uma enfermeira não faz? QUal é o papel dos Deputados Guineenses? Quais foram os trabalhos positivos apreciados e aplaudidos pelo povo?

      Ha dificuldades em todos os sectores, por isso deve mais responsabilidade e maturidade se a assembleia não quer criar problemas ao pais.

      Eliminar
  9. Estou surpreso com o salario de 10.000 Euros do presidente da ANP! Porquê! O que faz um presidente da ANP para ganhar este salário milionário para os padrões da Guiné-Bissau? Cipriano Cassamá deveria começar por propor a diminuição do próprio salário, em vez de lutar para aumentar o salário de deputados.

    ResponderEliminar