terça-feira, 16 de dezembro de 2014

BILHETE DE IDENTIDADE BIOMÉTRICO DA COMUNIDADE (CEDEAO) VAI SER LANÇADO EM 2016


Bissau, 15 Dez 14 (ANG) – A CEDEAO lança em 2016 o Bilhete de Identidade da comunidade, segundo a decisão do Conselho de Ministros da organização que terminou quinta-feira a sua 73ª reunião, e, Abuja na Nigéria.

A implementação dessa peça de identidade biométrico da CEDEAO visa garantir a segurança dos migrantes, o reforço da gestão da identidade através duma abordagem coordenada na troca de informação e na gestão de dados no contexto da mobilidade inter-regional protegida.

O surgimento do BI da comunidade implicará a supressão da obrigação de cartões de residência para os migrantes provenientes da CEDEAO nos territórios dos 15 Estados- membros, além das outras regalias enumeradas.

Os chefes da migração da CEDEAO recomendaram que esse BI tenha a mesma cor para todos os Estados-membros.

Eles recomendaram igualmente que circule paralelamente com o BI nacional em cada Estado-membro até que se torne plenamente institucionalizado no quadro do calendário proposto.

O novo BI biométrico vai substituir igualmente o certificado de viagem CEDEAO.

As recomendações, que foram aprovadas pelo Conselho durante os seus três dias de reunião (de 9 a 11 de Dezembro) na sede da CEDEAO, em Abuja, estão ainda sujeitas à aprovação dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO que devem reunir-se, esta segunda-feira, 15, em Abuja, na capital nigeriana.

ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário