quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

«CABO VERDE» PAICV INICIA SEXTA-FEIRA CONGRESSO DE RENOVAÇÃO


Cidade da Praia - O PAICV, no poder em Cabo Verde desde 2001, reúne-se a partir de sexta-feira em Congresso, perspectivando-se uma nova era, com a mudança na liderança, centrada na estratégia para as três eleições do primeiro semestre de 2016, noticiou a Lusa.

Janira Hopffer Almada, 35 anos, actual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, assume sábado à noite a liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), sucedendo a José Maria Neves (líder desde 2000) e tornando-se na quarta presidente da força política, a primeira mulher.

Fonte partidária disse nesta quinta-feira à agência Lusa que a nova liderança pretende no Congresso unificar o PAICV para preparar as estratégias para tripla votação de 2016 - legislativas, autárquicas e presidenciais -, admitindo, porém, que existem divisões profundas no partido, sobretudo com Felisberto Vieira ("Filu"), líder parlamentar.

A 14 de Dezembro, Janira venceu, à primeira volta, das eleições directas para a liderança do partido, obtendo 51,2% dos votos, contra 40,4% de Felisberto Vieira e 8,4% de Cristina Fontes Lima, ministra Adjunta e da Saúde que, poucos dias após a divulgação dos resultados, pôs o cargo à disposição.

Entre apelos à unidade do partido - tendo sobretudo em conta a divisão reinante em 2011 que levou o PAICV a avançar com dois candidatos às presidenciais e a perder a votação para Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Janira e "Filu" têm procurado garantir publicamente essa unidade.

No entanto, as divisões persistem, sobretudo depois de a nova líder ter afirmado que convidara Vieira e Cristina Lima para vice-presidente do partido e líder do Conselho Nacional, informação refutada pelo líder parlamentar, que negou ter recebido qualquer convite, garantindo que o que há são negociações.

Hoje, fonte partidária, disse à Lusa que as negociações foram inconclusivas entre as duas partes - Janira a representar a renovação do PAICV e "Filu" a ala mais conservadora -, pelo que as "regras do jogo democrático" serão cumpridas durante as discussões no Congresso.

O conclave do PAICV trará também uma novidade, uma vez que será uma ministra, Janira, que vai liderar um partido, PAICV, cujo ex-líder é primeiro-ministro, José Maria Neves, e que se manterá como militante de base à frente do Governo até ao final da actual legislatura, no primeiro trimestre de 2016.

Nesse sentido, e tendo em conta que grande parte do elenco governamental que apoiou Cristina Lima nas directas de Dezembro pôs o cargo à disposição, paira a ideia de que, com a liderança de Janira, se proceda a uma profunda remodelação governamental, tendo como "desculpa" razões de "estratégia" para as três eleições do próximo ano.

Sob o lema "PAICV Rumo ao Futuro. Cabo Verde Nosso Compromisso", o Congresso contará com a participação de sete delegações internacionais - Portugal (PS e PCP), Angola (MPLA), Senegal (PS), Mauritânia e os PC da China e Cuba -, que se juntarão aos 499 delegados.

Os trabalhos começam sexta-feira ao princípio da noite, só com o discurso de abertura do presidente cessante, Neves, prosseguindo sábado com a discussão das várias moções e a formalização de Janira como líder do PAICV, que fará, domingo à tarde, a intervenção de encerramento.

Antes, de manhã, será feita a votação para os novos órgãos do PAICV - Conselho Nacional (que elegerá, depois, as comissões Política e Permanente, bem como o Secretariado) e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, cujos resultados serão conhecidos ao início da tarde, antes de uma homenagem a José Maria Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário