terça-feira, 20 de janeiro de 2015

GOVERNO GUINEENSE SUSPENDE "DE VEZ" GESTÃO DA ONG ITALIANA

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau suspendeu a gestão da organização não-governamental italiana AHEAD no Hospital Raoul Follereau, principal unidade de pneumologia do país, alegando incumprimento do acordo que vigorava desde 2012, disse à Lusa fonte governamental.

A decisão foi tomada pela ministra da Saúde Pública guineense, Valentina Mendes, e vigora desde 13 de Janeiro, considerando a gestão da organização italiana "pouco transparente" e passando o Governo a coordenar e a dar resposta às necessidades do hospital.

Elisabeth Martins, directora-geral da unidade, nomeada pelo executivo, referiu que além da falta de transparência, a equipa que geria o hospital pautou o seu comportamento por falta de cooperação com os elementos ali colocados pelo Ministério da Saúde Pública.

"A AHEAD estava a gerir o hospital dentro do quadro de um acordo, mas este hospital não foi privatizado, pelo que é um estabelecimento de serviço público", realçou Elisabeth Martins, que acusa a equipa da ONG italiana, representada por quadros guineenses, de incumprimento em vários domínios.

De acordo com a directora-geral do Raoul Follereau, a organização italiana disse ter 25 milhões de euros para gerir o hospital durante cinco anos, disponibilizando 412 mil euros por cada ano com a alimentação, compra de medicamentos para doentes e manutenção do próprio centro, mas tal "nunca passou de promessas".

A AHEAD assumiu funções em Junho de 2012 a partir de um acordo rubricado com o então Governo de transição.

A directora do centro referiu que no início "estava tudo bem", mas a situação degradou-se o que, disse, tentou corrigir, sem sucesso.

"Neste hospital não se pode trazer comida de fora, mas às vezes fica difícil assegurar os doentes quando tomam os medicamentos sem comer. É que a alimentação começou a falhar em termos do menu (...), raras vezes se cozinhou carne no hospital", explicou Elizabeth Martins.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário