quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

«PORTUGAL» MINISTRA DAS FINANÇAS ANUNCIA REEMBOLSO ANTECIPADO AO FMI


A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, adiantou esta quarta-feira, em sede de Comissão de Orçamento e Finanças, que o Executivo se prepara para fazer um reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional.

A garantia foi dada logo na intervenção inicial de Maria Luís Albuquerque: "O Governo, com mais este sinal de normalização do acesso ao mercado, está em condições e vai iniciar os procedimentos necessários ao reembolso antecipado dos montantes devidos ao FMI”.

A ministra das Finanças sublinhou ainda que o Governo vai "iniciar esse procedimento seguindo o precedente que, aliás, foi estabelecido pela Irlanda".

A governante começou por falar na execução orçamental de 2014, cuja síntese será publicada esta sexta-feira.

"Os dados preliminares que dispomos, neste momento, indicam que estamos confortáveis para o cumprimento da meta do défice de 2014, como também foi antecipado pelos pareceres divulgados pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental e pelo Conselho de Finanças Públicas, vincou.

"Montante de reservas significativo"

A ministra das Finanças destacou também que "o sucesso da emissão de dívida, do passado dia 13 de janeiro, a dez e a 30 anos, pela primeria vez desde 2006, é mais uma prova da recuperação da credibilidade do país, com repercussões muito apreciáveis para toda a economia".

Albuquerque disse que o Governo tem, neste momento, "acumulado um montante de reservas de liquidez muito significativo que nos permite enfrentar, com muita tranquilidade, eventuais períodos de volatilidade que possam vir a ocorrer nos mercados financeiros".

rtp.pt

1 comentário:

  1. Já sabia há muito tempo o que vai acontecer. E com a diminuição dos juros e da dívida logo no princípio do ano ,vai contar a favor das próximas eleiçoes e provavelmente quem ganha são os mesmos. O PS e António Costa que se cuidem. O PS porque foi devido a ele que entramos em incumprimento que levou a austeridade,quanto ao Costa era o n 2de Socrates

    ResponderEliminar