quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

«UNIÃO AFRICANA» APELO A CONCLUSÃO RÁPIDA DA FORÇA REGIONAL DESTINADA A LUTAR CONTRA O BOKO HARAM


A União Africana apelou ontem a uma conclusão rápida da força regional destinada a lutar contra o Boko Haram. Os fundamentalistas que pretendem instalar um estado islâmico, já fizeram quase 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados.



"MAIS AFINAL": O QUE É 'BOKO HARAM'?


Boko Haram (em árabe: جماعة أهل السنة للدعوة والجهاد, „Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad“),figurativamente"a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado", é uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, que busca a imposição da lei Sharia no norte da Nigéria.

Oficialmente o Boko Haram alega que luta pela Sharia e combata a corrupção do governo e a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros víciosSegundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. SegundoBoko Haram as meninas sequestradas vão começar uma vida nova como servas.


A Sharia já virou lei no Norte da Nigéria, que tem uma maioria muçulmana.O sul com a maioria cristã não quer a Sharia. O governo e a capital ficam no sul, mas por causa das matanças, ameaças e a alta fertilidade das mulheres muçulmanas o número total dos muçulmanos já ultrapassou o dos cristãos, e por isso o Boko Haram exige a Sharia para o país inteiro.

4 comentários:

  1. É única forma de travar essa epidemia que está alastrar para África. Caso contrário haverá guerra interminável. São animais que não tem medo de morrer, sao psicopatas, assassinos. São dificeis de combater. O mundo tem obrigação de unir as forças para esta luta mais difícil do XXI.

    ResponderEliminar
  2. é assim a religiao islamica em todas as partes do mundo é triste muito triste mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que aprender a «separar as águas», ser coerente. Existe fundamentalismo islâmico e existe a religião islâmica, tal como existe radicalismo cristão e religião cristã. É também necessário ter perspetiva histórica, conhecer um pouco da História para compreender o presente. Portugal por exemplo é resultado das «Cruzadas», guerra para expulsão dos mouros árabes com o propósito de criar um Estado cristão com o aval da Santa Sé hoje conhecido como Vaticano, tal como hoje os fundamentalistas islâmicos querem criar um Estado islâmico onde vigora as leis da Sharia.

      Eliminar