sábado, 28 de fevereiro de 2015

'BLOGGER ATEU' FOI MORTO À MACHADADA NO BANGLADESH


O ataque foi reivindicado por um grupo extremista islâmico. No blog de Avijit Roy lê-se agora: "Estamos de luto, mas não fomos derrotados".

Agressores com machetes - facas de mato de grandes dimensões - assassinaram o blogger ateu Avijit Roy em Daca, capital do Bangladesh. Avijit Roy era norte-americano com ascendência do Bangladesh e era conhecido pelo seu blog Mukto-Mona, onde condenava os extremismos religiosos e defendia a liberdade de pensamento.

Avijit Roy e a sua mulher, a também blogger Rafida Ahmed, regressavam de uma feiro do livro quando foram atacados na quinta-feira. Avijit Roy não sobreviveu ao ataque e Rafida Ahmed ficou ferida com gravidade.

A polícia ainda não identificou nenhum suspeito, mas os machetes foram encontrados no local. Um grupo de extremistas islâmicos, o Ansarullah Bangla Team, reivindicou o ataque na sexta-feira. A família do blogger afirma que este tinha sido ameaçado várias vezes nas últimas semanas por extremistas religiosos devido ao que escrevia no seu blog Mukto-Mona, ou "mente livre". Roy defendia ideais humanistas e seculares, e condenava os extremismos.

Esta sexta-feira, no blog Mukto-Mona, era possível ver um fundo preto com letras brancas onde se lê em bengali: "Estamos de luto, mas não fomos derrotados".

A organização Center for Inquiry, baseada nos Estados Unidos, disse num comunicado que Avijit Roy era "um verdadeiro aliado, um corajoso e eloquente defensor da razão, da ciência e da liberdade de expressão, num país onde esses valores estão sob ataque". Os Repórteres Sem Fronteiras colocam o Bangladesh em 146.º lugar numa lista de 180 países no que toca à liberdade de imprensa.
dn

Sem comentários:

Enviar um comentário