sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU E PLAN PROMOVEM "DIALOGO NACIONAL PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS ÁS CRIANÇAS"


Bissau, 27 Fev 15 (ANG) – “Dialogo Nacional para Promover a Prestação de Contas às Crianças” é o lema de um encontro de dois dias promovido pelo governo, através do Ministério da Mulher Família e Coesão social e a ONG Plan Guiné-Bissau.

O objectivo do evento é de incentivar a apresentação de contas aos menores ao nível nacional e sub-regional, através de séries de actividades conjuntas e que envolvam os principais actores do país, inclusive as próprias crianças.

As referidas actividades, segundo os organizadores, visam apoiar o executivo no cumprimento das suas obrigações plasmadas nos instrumentos internacionais e regionais relacionados com os direitos dos “mais baixos”.

Contribuir para a melhoria progressiva da performance do governo na realização de acções que correspondam aos direitos das crianças é outra meta que se pretende atingir com este seminário.

A cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra da Mulher, Família e Coesão Social que sublinhou que as crianças representam quase por cento da população guineense e adicionados aos jovens constituem os principais recursos para o desenvolvimento e transformação socioeconómico do país.

“Reforçar a prestação de contas para as crianças, não será alcançada com facilidade”, reconheceu Bilone Nhanta Natamba que acrescenta que tal exige uma melhoria de prestação de serviços e necessita da capacitação das instituições em termos de recursos humanos e financeiros.

A situação dos direitos e do bem-estar das crianças na Guiné-Bissau – experiencia da sociedade civil, análise comparativa da performance da Guiné-Bissau em matéria de realização dos direitos humanos e o quadro político e legislativo dos direitos das crianças: desafios e perspectivas, são temas em discussão neste encontro que termina ainda hoje.

Participam neste encontro o representante residente do Plan Guiné-Bissau, Alassane Drabo, do director regional do Plan, Adama Coulibaly, além do Procurador-Geral da República, Hermenegildo Pereira, do parlamento infantil e autoridades tradicionais entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário