terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PARLAMENTO GUINEENSE VAI DISCUTIR ESTATUTO A ATRIBUIR AO LÍDER DA OPOSIÇÃO


Bissau - O Parlamento da Guiné-Bissau iniciou hoje, terça-feira, mais uma sessão plenária em que vai ser discutido o projecto-lei que irá consagrar um estatuto oficial para o líder da oposição no país, entre outros temas, indicou o presidente do órgão, Cipriano Cassamá.

No seu discurso de abertura da sessão, prevista para o dia 07 de Abril, Cipriano Cassamá anunciou que, "pela primeira vez", o Parlamento vai debruçar-se sobre o estatuto do líder de oposição, figura que neste momento é assumida por Alberto Nambeia, presidente do Partido da Renovação Social (PRS).

Nambeia é também segundo vice-presidente do Parlamento, ao abrigo de um entendimento alcançado entre as lideranças do PRS e do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), para uma inclusão de todas as forças representadas no hemiciclo guineense.

A sessão parlamentar hoje iniciada também vai analisar e aprovar, entre outros diplomas, projectos-leis sobre a disciplina militar, estatuto dos ex-titulares dos órgãos de soberania, novo código de trabalho, alteração do estatuto dos deputados e a problemática da defesa e segurança do país.

O presidente do Parlamento guineense, que regressou a Bissau no domingo, depois de um périplo pelo interior do país, encorajou o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, a prosseguir com as iniciativas do Governo para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, destacando o encontro com os parceiros e doadores a ter lugar em Bruxelas no dia 25 de Março.

"Quero em nome dos deputados da Nação encorajar o primeiro-ministro, que é quem dirige o Governo da Guiné-Bissau, a não poupar esforços para fazer da mesa-redonda de Bruxelas um momento alto da cooperação internacional a favor do nosso país", defendeu Cassamá.

Para dar "cunho político e demonstrar solidariedade" ao Governo, Cipriano anunciou que uma delegação parlamentar vai juntar-se ao executivo em Bruxelas.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário