segunda-feira, 23 de março de 2015

«ÁGUA E SANEAMENTO» INAUGURADO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DA ÁGUA A CIDADE DE CATIÓ



Bissau, 23 mar 15 (ANG) – A população de Catio, região de Tombali conta agora com um novo sistema de abastecimento de agua, através duma rede canalizada numa extensão de quase 5 quilometros de condutas sustentada por um reservatório de 100 mil litros, além de 10 fontenarios públicos.

A cerimónia de inauguração teve lugar no passado dia 20, e foi presidida pelo chefe de gabinete do Ministro dos Recursos Naturais, Mamudo Djau, na presença do representante residente do UNICEF e da União Europeia, as duas organizações que disponibilizaram os 88 milhões de Francos CFA que custou todo o pojecto.

Segundo o Director-Geral dos Recursos Hídricos, o novo sistema se resume na mudança do sistema térmico de abastecimento da agua e que exigia a compra de gasóleo, manutenção do gerador, além da reabilitação da rede canalizada que se encontrava totalmente degradada.

Assim, segundo Inussa Baldé, com o apoio da UE e UNICEF, conseguiu-se instalar o novo modelo, alimentado apenas por energia solar, minimizando os custos e permitir uma gestão sustentável e durável do sistema.

Por outro lado criou-se um comité de gestão para gerir o sistema, constituído por conjunto de painéis, um reservatório, uma rede canalizada de mais de 10 quilómetros e outros tantos números de fontenarios públicos.


“Isso quer dizer que a cidade de Catio esta completamente reabilitado e pronto a abastecer as populações de Catio, mesmo nas suas residências”, explicou Idrissa Baldé, que assegurou que os custos da agua consumida são simbólicos.

O representante do ministro dos Recursos Naturais agradeceu os parceiros, nomeadamente o UNICEF, a UE, OMS, PNUD/FENU, pelos apoios que têm disponibilizado a a favor das populações guineenses e referiu, por outro lado, que abordagem do Saneamento Total Liderado pela Comunidade (CLTS) estaria a contribuir para a redução de prevalência de surtos diarreicas agudas e patologias que dependiam da carência dos serviços elementares de base.

Por seu lado a chefe do programa e infraestruturas na delegação da UE no evento lembrou o engajamento da sua organização para com o pais, concretamente as intervenções efectuadas no sector da agua para que mais pessoas possam ter acesso a este liquido preciso.

Madaleine Onkland disse esperar que o sistema ora inaugurado funcione e dure muito tempo em beneficio das populações de Catio e reiterou o engajamento da sua organização em prol do povo guineense.

O representante do UNICEF mostrou o seu contentamento pelo avanços registados na Guiné-Bissau, por exemplo no domínio de abastecimento da agua potável.

“A média nacional situa-se nos 75 por cento, ligeiramente acima da média da África sub-sahariana, que é de 64%”, sublinhou Abubacar Sultan, que acrescenta que nas áreas urbanas a meta estimada que era de 75 por cento foi superada e atinge 92 por cento, enquanto a zona rural é de 61 por centos.

O responsável do UNICEF salientou que em muitas localidades do pais, a qualidade e quantidade de agua é insuficiente e lavar as mãos com sabão não constitui pratica adquirida.

Assim, Abubar Sultan evocou a necessidade de melhorar o saneamento e a eliminação de defecção a céu aberto e criação de um quadro institucional mais forte, uma gestão da cadeia de abastecimento e uma melhorar gestão comunitária dos pontos de agua. 


Sem comentários:

Enviar um comentário