domingo, 29 de março de 2015

«NA CIDADE INVICTA - PORTO» ONTEM A TARDE: FOI DEDICADA À MULTICULTURALIDADE, ONDE DIFERENTES CULTURAS APRESENTARAM MOMENTOS DE MÚSICA DANÇA, PERFORMANCE, ARTESANATO, DEGUSTAÇÃO ETC. NUM PALCO MONTADO PARA EFEITO

Francisco Reis, Cláudia Oliveira e Jorge Oliveira


Este sábado, 28 de Março, entre as 14 e as 18h na Praça Parada Leitão, no Porto, estreitou-se bastante as relações entre as diferentes comunidades residentes em Portugal, promovido o multiculturalismo e a partilha de culturas.

Espaço T, associada ao dia Nacional dos Centros Históricos pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com a FPACU - Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO, a Associação Mais Brasil, a Associação de Amizade Luso-turca, a Associação dos Guineenses do Porto, a Associação Luso-Africana Pontos nos Is, a ESSALAM - Associação dos Imigrantes Magrebinos e Amizade Luso-Árabe, a Kalina - Associação dos Imigrantes de Leste, a Associação de Amizade Matosinhos Mansôa, a Liga dos Chineses em Portugal e com as performances do Grupo de Capoeira Zumbi, do grupo de música e dança tradicional da costa oeste africana Allatantou Dance Company, live painting de arte Ebru pelo artista de descendência turca Yasin Genc, dança e cantares tradicionais da Europa de Leste, bem como dança e performance contemporânea, Dj Coda com música da Guiné-Bissau e percursão pelo grupo Batucada Radical. 


Prof. Doutor Julião Soares Sousa apresentou o Projeto de Solidariedade de Angariação de alimentos, medicamentos e outros bens para o Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel, na Guiné-Bissau.


O Meu País no Teu”, projeto financiado pelo FEINPT – Fundo Europeu para a Integração dos Nacionais de Países Terceiros, através do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, tem vindo a divulgar uma programação disseminadora de arte contemporânea multi e intercultural, apresentando trabalhos de artistas, grupos ou colectividades dos mais diversos backgrounds culturais, possibilitando ainda a participação e o envolvimento do público em workshops artísticos, realizados periodicamente, dedicados às diferentes expressões artísticas e culturais dos diferentes países presentes nos eventos e exposições. 


Este projeto tem vindo a ser desenvolvido desde Julho de 2014, através da realização de iniciativas e eventos promotores da interculturalidade, usando a arte, linguagem universal, como instrumento de integração.















































Sem comentários:

Enviar um comentário