quinta-feira, 30 de abril de 2015

CHEFE DO GOVERNO GUINEENSE EM VIDEOCONFERÊNCIA NA UNIOGBIS


Hoje, 29 de abril, pelas 13 Horas, teve lugar uma Videoconferência entre o Governo da Guiné-Bissau, Representado pelo Chefe do Governo que tinha em sua companhia o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades e a Ministra da Defesa Nacional; a UNIOGBIS, contou com a presença do Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas na Guiné Bissau (partes presentes em Bissau) e o Grupo Consultivo do Fundo, com o seu Presidente Nigel Roberts e o Presidente da Configuração Guiné-Bissau do Comité de Consolidação da paz, Embaixador António Patriota (todos em Nova Iorque).

A videoconferência serviu para uma troca de notas sobre o processo político em curso e o Plano Prioritário previsto para dois anos, 2015-2017, que deve cobrir quatro áreas, a saber:

1) Diálogo e Reconciliação Nacional;
2) Reforma do Sector da Defesa e Segurança;
3) Reforma do Sector da Justiça;
4) Dividendos da Paz (com enfoque em jovens e mulheres)

Este Plano, aprovado em Bruxelas, irá financiar projectos, no valor de 10 milhões de dólares americanos, anunciados na Mesa Redonda e faz parte do pacote global anunciado por todo o Sistema das Nações Unidas. O PBF encontrando-se numa posição privilegiada disponibilizou-se para em estreita colaboração com o Governo, trabalhar para apoiar à Guiné-Bissau.

Os intervenientes foram, o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada e o Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

Na sua intervenção o Presidente Miguel Trovoada sublinhou que “hoje, existe uma oportunidade histórica para a Guiné-Bissau de avançar para um caminho mais estável e próspero.”

O Chefe do Governo agradeceu os promotores, falou das linhas pragmáticas de desenvolvimento defendidas pela Guiné-Bissau no Plano Estratégico “Terra Ranka”, e respondeu às várias questões colocadas pelos presentes, Estados membros da configuração.

Numa interação muito animada de cerca de 2 horas, o Primeiro Ministro afirmou, entre outras asserções: “Que a Guiné-Bissau vive um momento especial em que existe um alinhamento das principais autoridades do país, e da sociedade civil, a favor da criação de um ambiente de confiança, favorável à recepção das ajudas prometidas e capazes de produzir os resultados preconizados”…

Respondendo à questão sobre o que diferencia o actual momento dos anteriores, o PM referiu que, “…apesar do resultado das eleições ter ditado uma maioria absoluta para o PAIGC, hoje o momento não é de afirmar legitimidades mas de estabelecer compromissos e assegurar que todos se sintam relevantes e envolvidos.

Sobre as mulheres, afirmou: “Nós acreditamos que as mulheres formam uma componente importante do grupo alvo das ações programadas e na implementação dos projectos de desenvolvimento”. Concluiu dizendo que, do ponto vista económico, segundo os últimos dados o país está a crescer. As receitas fiscais têm vindo a aumentar de forma significativa em relação aos anos anteriores, devido a medidas corajosas adotadas pelo Governo, nomeadamente o controle das faturas, e a drástica redução das despesas não tituladas. Tais medidas têm no entanto provocado algum mal estar, por hábitos consolidados e interesses vários.”

Bissau, 29 de abril 2015



/Conselheiro para a Comunicação e Informação/





Sem comentários:

Enviar um comentário