quarta-feira, 20 de maio de 2015

«OMS» DETETADOS CINCO CASOS DE ÉBOLA NUM MUNICÍPIO DA GUINÉ CONACRI (SI BARBA DI BU VIZINHU PEGA FOGU...DJANTY QUINTI QUINTI BU BA YEQUI DI BÔ NA YAGU BU BATA PERA!)


Cinco casos de Ébola foram detetados num município do norte da Guiné-Conacri que faz fronteira com a Guiné-Bissau, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Cinco casos foram registados [na última semana] na prefeitura de Boke, que faz fronteira com a Guiné-Bissau [a sul]. Os cinco casos estavam fortemente agrupados na subprefeitura costeira de Kamsar", referiu o relatório semanal sobre a evolução da epidemia de vírus Ébola.

Ainda segundo o documento, disponibilizado na Internet, as investigações preliminares sugerem que os casos "podem ter tido origem numa cadeia de transmissão de Conacri".

Dada a proximidade, "uma equipa de resposta da Guiné-Bissau foi enviada para a fronteira para avaliar pontos de entrada", anunciou a OMS.

Por outro lado, "uma equipa de investigação epidemiológica também se mobilizou para garantir que quaisquer contatos que atravessam a fronteira são rastreados".

Apesar de os países vizinhos (Guiné-Conacri, Mali e Senegal) já terem sido afetados pela epidemia, nenhum caso de Ébola foi detetado na Guiné-Bissau.

Analistas ouvidos pela Lusa consideram que tal se deve ao facto de o epicentro da transmissão do vírus estar em regiões mais a sul da Guiné-Conacri e também por ninguém procurar Bissau para tratamentos médicos.

A Guiné-Bissau possui desde março um laboratório instalado por Portugal onde especialistas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Instituto Nacional de Saúde (INSA) Dr. Ricardo Jorge podem detetar o vírus Ébola a partir de amostras em cerca de cinco horas.

Até então, seria necessário recorrer ao estrangeiro com prazos mais longos, sob pena de a demora na análise comprometer o isolamento das cadeias de transmissão.

De acordo com o relatório de hoje da OMS, a semana passada foi aquela em que se registou o maior número total de casos confirmados de Ébola ao longo de um mês, com 35 casos notificados da Guiné-Conacri e Serra Leoa.

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário