quinta-feira, 18 de junho de 2015

«CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E BENS» DEPUTADOS DA GUINÉ-BISSAU, SENEGAL E GÂMBIA APELAM AO REFORÇO DA VIGILÂNCIA NAS FRONTEIRAS


Bissau, 17 Jun 15 (ANG) – Os deputados da Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia reunidos este sábado, em São Domingos, Norte da Guiné-Bissau apelaram ao reforço da vigilância nos respectivos pontos fronteiriços, designadamente no controle da documentação dos passageiros.

Durante o encontro os parlamentares dos três países também recomendaram a instalação de um aparelho de scanner nas fronteiras, com vista ao controlo de mercadorias que entram e saem dos territórios em causa.

A comissão também exortou ao combate sem tréguas ao furto de gados nas fronteiras que liga os três países, e ao combate do abate desenfreado das árvores.

Por último, recomendou-se a proibição de fabrico de pão artesanal ao nível das fronteiras.

Os deputados dos três países decidiram remeter as diferentes preocupações manifestadas durante o encontro aos respetivos ministérios da Administração Interna, Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Justiça, Comércio e Artesanato para que seja promovida um debate com vista a tomada de uma decisão ao mais alto nível sobre essas preocupaçöes.

Na origem da reunião de São-Domingos estão as queixas das populações de Bissau sobre as cobranças que consideram injustas de que são sujeitas nas viagens para o Senegal e para a Gâmbia, em diferentes postos de controlo.

Segundo um parlamentar guineense, senegaleses e gambianos que viajam para a Guiné-Bissau pagam taxas de viagens apenas em dois postos de controlo, enquanto que no mesmo trajecto o guineense é obrigado a pagar em cinco postos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário