sexta-feira, 19 de junho de 2015

DELEGAÇÃO DA CEDEAO AVISTA-SE COM O PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE


Hoje, dia 19 de junho, uma importante delegação da CEDEAO, composta fundamentalmente por elementos das finanças, chefiada pelo Vice-Presidente Toga Micintosh, pela Secretária das Finanças Madame Sakoh e o Comissário para o Comércio Livre, Circulação e as Alfândegas esteve no Palácio do Governo para se avistar com o Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira.

O objectivo do encontro insere-se na consulta que o Comité das Finanças instruída em reunião do Conselho de Ministros está a efetuar aos Estados Membros, na procura de soluções para o pagamento das taxas tributárias, para se inteirar das dificuldades existentes a nível dos protocolos estabelecidos e em conjunto com os Governos encontrar-se soluções, disse o Vice-Presidente Toga. Que em nome da delegação agradeceu o acolhimento e a disponibilidade das autoridades guineenses, referiu que tomou uma boa nota das preocupações, que a CEDEAO irá continuar a apoiar e trabalhar para a paz, segurança e desenvolvimento na Guiné-Bissau.

O Chefe do Governo manifestando a sua gratidão, disse a CEDAO tem contribuído para o fortalecimento das instituições democráticas, para a paz e estabilidade, na qual a ECOMIG tem jogado um papel importante, não só pela segurança que garante aos ministérios, mas também aos titulares do cargo, sendo reconfortante ver um organismo das forças aramadas a ter uma relação tão tranquila com a população, “mas sobretudo pela sua atitude e a forma como têm praticado as ações sociais, que vêm influenciado uma reação positiva, junto as nossas forças armadas”.

Não obstante, o pagamento dos atrasados também constituir-se uma preocupação do Governo, disse o Primeiro-ministro, devido as dificuldades não se tem conseguido cumprir cabalmente com todos os compromissos. Mas, garantiu que há uma orientação nesse sentido de se mobilizar os recursos para saldar as nossas dividas com as organizações, que a única dificuldade é ter-se herdado um conjunto de atrasados, ficando difícil atende-los todos de uma só vez. Ao terminar, solicitou mais apoio para o sector da agricultura, das infraestruturas e que gostaria de ver mais guineenses representados na organização “por forma a estamos mais integrados”.

Bissau, 19 de junho de 2015

Carlos Vaz
Conselheiro para a Comunicação e Informação



Sem comentários:

Enviar um comentário