terça-feira, 23 de junho de 2015

«FARIM» PALUDISMO DEIXOU DE SER PRINCIPAL CAUSA DE DOENÇAS NA GUINÉ-BISSAU - REVELA DIRECTOR REGIONAL DE SAÚDE



Bissau,23 Jun 15 (ANG) - O Director da Região Sanitária de Farim, afirmou que há mais de um ano que o paludismo deixou de ser a principal causa de doenças naquela localidade.

Em entrevista exclusiva à ANG, Júlio João dos Santos disse que essa conquista se deve as intervenções do Governo no combate ao paludismo, nomeadamente através de promoção de campanhas de distribuição gratuita de mosquiteiros impregnados à todos os agregados familiares.

"Os nossos testes de diagnósticos rápidos permitiu-nos constatar que em duzentas pessoas as vezes deparamos com um caso de paludismo e isso significa que essa doença deixou de ser causa principal de doenças", explicou.

Perguntado sobre quais são as doenças mais frequentes na região sanitária de Farim que compreende ainda as áreas de Binta, Guidaje, Candjambari e Cuntima, Júlio João dos Santos respondeu que actualmente são as diarreias simples, que normalmente ataca neste período chuvoso, a infecção respiratória aguda, febre tifóide entre outros.

A evacuação de doentes constitui a principal dificuldade com que se depara naquela região sanitária.

"É do conhecimento de todos que a Região Sanitária de Farim tem as suas particularidades devido a travessia do rio. As vezes quando temos grávidas na altura do parto e que necessita de intervenções especializadas, neste caso cesariana, e se tiver que ser evacuada a noite torna-se muito complicada", explicou.

Referindo as necessidades regionais em termos de recursos humanos e materiais Santos salientou que, neste momento, dispõe de quatro médicos e um número razoável de enfermeiros para dar a cobertura àquela localidade.

Em termos de materiais, frisou que estão a deparar-se com a falta de Bloco Operatório para atender grande número da população, e que o Hospital de Farim tem a capacidade para 27 camas de internamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário