segunda-feira, 22 de junho de 2015

GABU FIGURA ENTRE REGIÕES QUE MAIS PRATICAM CASAMENTO PRECOCE, DIZ DIRECTOR DE PLAN


Foto arquivo
Gabú, 19 Jun 15 (ANG)-O Director do PLAN em Gabu, Gibril Sarr afirmou que esta região é uma das que apresentam maior índice de prática de casamento precoce ao nível do país.

Em entrevista exclusiva à ANG, no quadro das comemorações da “quinzena da criança” (01 à 16 de Junho), Gibril Sarr disse que as principais causas deste fenómeno estão relacionadas às questões culturais, a baixa escolaridade e a pobreza dos pais.

“ Também em muitos casos, o número de crianças, aliado a falta de registo de nascimento de muitas delas, cai-se no engano de que são maiores de idade e logo são conduzidas ao casamento precocemente”, acrescentou.

Não obstante esta situação que considera de “negra”, Sarr afirmou que através das acções que o PLAN está a levar a cabo no terreno e de acordo com os dados preliminares, está-se a realizar progressos significativos na redução deste fenómeno, não obstante considerar que ainda se esta longe do desejável”.

Como exemplo destas acções, para além de sensibilização, no sentido da mudança de mentalidades, informou que esta organização internacional da defesa dos direitos das crianças está a implementar a campanha de registo das crianças com objectivo de conhecer as suas reais idades, com a finalidade de se prevenir de casamento precoce.

Gibril Sarr disse que esta em curso operações de prestação de créditos para reduzir a pobreza no seio das famílias e assim, evitar o fenómeno de casamento prematuro.

No acto da cerimónia solene de encerramento das comemorações da “quinzena da criança, também esteve presente o Governador da região de Gabu, Mamadú Boe Djaló que realçou a importância do evento tendo apelado as populações no sentido de acabarem com a prática de casamento precoce.

Ouvida pelo enviado da ANG à Gabu, Nhama de Pina de 14 anos e aluna de 6ª classe na escola de “Algodão” em Gabu, disse estar “contente e orgulhosa por estar a comemorar a quinzena da infância
Nhama apelou aos pais para permitirem aos seus filhos irem à escola em vez de as levarem para a campanha de caju, porque, segundo ela, o futuro dessas crianças passa pelo saber.

Esta criança que deseja ser médica pediu aos guineenses, no sentido de abolirem a prática de casamento precoce, que representa uma violação dos direitos dos menores.

Este ano, o lema das comemorações dos direitos das crianças é: “Acelerar o Reforço da Erradicação do Casamento Precoce no Mundo”.

Instalado desde 2013, em Gabu, o Plan Internacional/Guiné-Bissau desenvolve vários projectos nesta região leste do país, e os principais são : luta contra a prática de mutilação genital feminina, 

educação inclusiva e participativa das crianças portadoras de deficiência, saneamento básico e o projecto de desenvolvimento integrado das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário