quinta-feira, 18 de junho de 2015

«GUINÉ-BISSAU/GABU» GOVERNADOR E JUVENTUDE DE COSTAS VIRADAS

Saiquinho



Bissau, 17 Jun 15 (ANG) – O Governador regional, Mamadu Boy Djalo e a juventude de Gabu estao de costas voltadas, e na origem do desentendimento está “a forma como a região esta a ser governada”.

Em declarações à ANG, o presidente do Conselho Regional da Juventude de Gabu, Saico Umaro Embalo,vulgo Saiquinho confirmou a intenção da juventude local de promover uma marcha de protesto para exigir a demissão do Governador.

Os jovens acusam Mamadu Boy Baldé de não velar pelo desenvolvimento da região de Gabu e de dar preferência à pessoas de outras zonas em detrimento dos jovens e quadros daquele sector.

Na voz de Saiquinho, o grupo de jovens acusam o governador de ter semeado a divisão no seio da população local, particularmente entre os jovens, e dizem haver neste momento duas facções:uma dos jovens que ameaçam com a marcha, e outra constituida por pessoas mobilizadas por Mamadu Boy Djalo para promover uma contra-marcha.

“Pedimos ao Presidente da Republica, ao Primeiro-ministro e as autoridades parlamentares para que exonerassem o Governador”, disse Saiquinho que acusa Boy Djalo de exercer a sua liderança “de forma ditatorial”, humilhando os munícipes de Gabu, nomeadamente as crianças do parlamento infantil regional e a associação de pessoas portadoras de deficiência. 

Saiquinho disse que a relação do governador com o poder tradicional não é boa.

A juventude exige ainda a reactivação do Gabinete Regional de Planificação, orgão ao qual os jovens faziam parte e exprimiam os seus anseios e ponto de vista sobre o desenvolvimento da regiäo de Gabu, possibilidades esses que, entretanto, Boy Djalo tera cortado no início do seu mandato.

Aba Serra

“O mais grave é que até agora não apresentou nenhum plano para o desnvolvimento da região”, denunciou o lider do CRJ de Gabu 

A título de exemplo, Saiquinho se referiu ao caso da comissão de gestão do gerador oferecido à cidade pelo Primeiro-ministro, criada pelo governador sem qualquer despacho institucional, limitando-se a mandar para casa os funcionários da Central Eléctrica local, e colocar no seus lugares os seus próximos.

Resultaram infrutíferas as diligencias efectuadas pela ANG para ouvir a versão do Governador.

Um grupo de deputados eleitos naquele círculo e encabeçados pela parlamentar, Abba Serra iniciou contactos junto as partes para apurar os factos e tentar encontrar uma solução para o diferendo.

Os deputados reuniram primeiro com os jovens antes do encontro com o governador, tendo no final convencido a juventude a suspender a marcha agendada e aguardar pela decisão que vai sair de Bissau.

Os parlamentares prometerem discutir o assunto na plenária da Assembleia Nacional Popular antes de solicitar uma tomada de decisão por parte do executivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário