quarta-feira, 17 de junho de 2015

PRESIDENTE DA AR DE PORTUGAL VAI DEFENDER NA GUINÉ-BISSAU POLÍTICAS ATENTAS ÀS MIGRAÇÕES

A presidente da Assembleia da República (AR) de Portugal, Assunção Esteves, vai discursar na quinta-feira no Parlamento da Guiné-Bissau e defender políticas de cooperação que tenham em atenção os fluxos migratórios, anunciou hoje ao chegar ao país.

"Temos que construir numa base nova a nossa distribuição demográfica" mundial, referiu, em declarações aos jornalistas no salão de honra do Aeroporto de Bissau, onde foi recebida pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá.

Assunção Esteves disse que vai abordar o tema na intervenção agendada para quinta-feira de manhã na ANP, que considera ser o ponto alto da sua visita ao país.

África é "zona de origem de muitas migrações", logo, tem um "papel decisivo" num "mundo mais equilibrado", referiu.

A presidente do parlamento português defende a promoção da "qualidade de vida nos países de origem" e "políticas de desenvolvimento muito articuladas" com os países de destino.

"Políticas progressivas que contribuam para a dignidade de todos", acrescentou.

Neste campo, sublinhou que Portugal tem um papel importante como país que serve de "ponte" entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a União Europeia (UE) - e referiu-se à língua como uma "arma" e "estratégia" de projeção à escala mundial.

Cipriano Cassamá enalteceu a cooperação com Portugal e disse esperar bons resultados da visita da presidente da AR.

Assunção Esteves vai visitar hoje a ANP, onde vai manter diversos encontros.

Na quarta-feira, o programa inclui uma passagem pelo mausoléu de Amílcar Cabral, fundador da nacionalidade guineense, assim como pelas localidades de Bafatá e Canchungo, no interior do país.

Na quinta-feira, Assunção Esteves vai discursar no parlamento da Guiné-Bissau e visitar o Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz, da marinha portuguesa, que vai estar atracado em Bissau durante 24 horas.

Para sexta-feira, está agendada a entrega de medicamentos oferecidos por Portugal ao Governo guineense.

Ao longo da estada em Bissau, estão previstos encontros com diversas autoridades, nomeadamente com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, e o Presidente da República, José Mário Vaz.

LFO // VM

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário