sexta-feira, 10 de julho de 2015

REDE DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS NA GUINÉ-BISSAU DOA MATERIAIS PARA PREVENÇÃO DE CÓLERA E ÉBOLA


Bissau, 10 Jul 15 (ANG) - A Rede de Associações Juvenis (RAJ) doou esta quinta-feira diversos materiais às organizações de desenvolvimento comunitária para a prevenção da doença de cólera e ébola. 

O presidente do RAJ, Amatidjane Seide, explicou na ocasião, que o donativo é constitituido de lixívia, sabão comprimido desinfetante chamado Aquatab, bidões plásticos para conservação da água, lonas, entre outras. 

Amatidjane garantiu que este ano os trabalhos do RAJ na limpeza e sensibilizações não vão ser só nos bairros, mas também nos mercados, sublinhando que o mercado é o centro das contaminações.

“Temos fronteira com o país contaminado pelo vírus de ébola e a cólera é frequente nas épocas das chuvas.Assim sendo, devemos tomar muito cuidado no sentido de maior prevenção para se evitar a contaminação” disse o Presidente do RAJ.

Acrescentou que a zona sul do país vive momentos de ameaça de contaminação do vírus de ébola, sublinhando que é por isso que o RAJ decidiu doar apoio aos mais carenciados.

«Nesta primeira fase só beneficiamos organizações comunitárias de Bissau, mas a segunda vai ser para os diferentes regiões e diferentes centros de saúde do país», explicou Amatidjane Seide. 

O presidente do RAJ pediu para que os materiais doados não sejam comercializadas, acrescentando que o objectivo é atingir e proteger as camadas mais vulneráveis. 

Por sua vez, o porta-voz dos beneficiários, Ivanildo Bacurím agradeceu o gesto do RAJ e prometeu fazer com que os materiais recebidos cheguem ao destino previsto. 

“Neste momento o ébola é uma preocupação à nível mundial, a Guiné-Bissau sendo um país em alerta máxima todo cuidado é pouco, sendo assim a oferta chegou no momento propício e desejamos que o gesto continuasse”, disse Ivanildo Bacurím. 


A iniciativa foi realizada com apoio da UNICEF, dos parceiros tradicionais e dos parceiros de desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário