segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FÁBRICA EM MOÇAMBIQUE VAI EXTRAIR ÓLEO DA CASCA DA CASTANHA DE CAJU


Uma fábrica para extracção de óleo a partir da casca da castanha de caju vai entrar em laboração na cidade de Nacala-Porto, província de Nampula, em 2017, informou recentemente o delegado provincial do Instituto de Fomento do Caju (Incaju).

Jaime Chissico, citado pelo matutino Notícias, de Maputo, disse ainda que os preparativos para a materialização do referido projecto, que conta com o financiamento do governo central e de parceiros de cooperação, estão numa fase avançada.

No decurso de uma visita do governador provincial Victor Borges, Chissico salientou que o óleo extraído da casca da castanha de caju é “considerado vital em diversos sectores industriais”, caso da aviação civil, não faltando matéria-prima em Nampula, província que é o maior produtor de caju em Moçambique.

Os estudos de viabilidade do referido empreendimento ainda não estão concluídos, não se sabendo qual o investimento mínimo necessário nem a capacidade da futura fábrica, mas Jaime Chissico garantiu que todos esses pormenores serão conhecidos ainda este ano.

Antes da independência, em 1975, Moçambique chegou a ser o maior produtor mundial de castanha de caju, com uma produção comercializada de 216 mil toneladas anuais. (Macauhub/MZ)

Sem comentários:

Enviar um comentário