sexta-feira, 28 de agosto de 2015

«OPINIÃO» “VOU SER O ADVOGADO DO DIABO” - Embanhe Sanha


DSP, que o diga, sem sub-entender nada;

«fui o melhor PM que a Guiné-Bissau nunca teve, meu Governo foi o melhor de sempre, nasci para conduzir os destinos da Guiné-Bissau , etc etc. Francamente é insuportável ! 
Se posso autorizar-me a lhe prodigar um conselho, diria :

1-A modestidade é uma virtude !

2- A amargura que podemos sentir, independentemente do facto que sejamos culpados ou não , somente o veredicto da historia é valido.

3- Os superlativos não são equações universal !

Os grandes homens do Estado, são aqueles que saibam reconhecer erros, por terem mal avaliado situações.

Lamento que o PAIGC não fosse capaz de antecipar, e apaziguar tensões que culminou numa situação que « todos pagamos »!

Não tenho nada, contra esse brilhante senhor sinceramente (DSP) ! Mas, quando ele fala da inconstitucionalidade do decreto que permitiu a nominação do BACIRO DJA, como PM, deixa-me reticente !!

Admetemos que o DSP tenha razão de contestar esse Décreto!
Eis o Art da discórdia, que permitiu que a nomeação do Baciro Dja fosse possível. ARTIGO 68°g) Ainda são atribuições do PR ; Nomear e exonerar o Primeiro-Ministro, tendo em conta os resultados eleitorais e ouvidas as forças políticas representadas na Assembleia Nacional Popular;

Mas também, a outra inconstitucionalidade, é o facto que o conteúdo desse ART 68-g, nunca disse que o Partido que ganhou a eleição legislativa, tem o dever, e o poder ,de impor ao PR um candidato ex-chefe do Governo demitido!

Podemos fazer todas as leituras que quisermos mas, se a inconstitucionalidade houver, então ela vem das duas partes (PR e do PAIGC). Vamos deixar de brincadeiras, porque estamos perante uma situação muito grave, devemos ser responsáveis, « os Brancos, já estão fartos das nossas telenovelas »

Porque nunca falou dos erros que ele (DSP) cometeu, durante a sua governação?

A- Nunca deveria ter nomeado para o Governo pessoas cujo nomes tinham implicações com a justiça.

B- Nunca devia ter nomeado para o Governo pessoas que já foram membros do Governo de transição.

C- Nunca deveria ter defendido membros do Governo, que estavam ser alvos da investigação por parte da Justiça.

D- Nunca deveria ter atribuído o Mercado de serviço dos lixos da câmara municipal de Bissau, ao seu Filho, sem concurso Publico.

Nesse caso de figura,ou ele ignorou, o que não acredito, ou espezinhou simplesmente a noção de conflito de interesse. 

O termo NEPOTISMO que utilizou o PR, para caracterizar esse comportamento , é apropriado ou não?

Mas, foi sem duvidas, Brilhante e corajoso quando integrou no seu Governo, pessoas vindas de outros partidos politicos, contra a vontade de alguns elementos do seu proprio partido PAIGC (eles sabem quem são, “Ma, nkana tchoma nomi”),ao pesar do PAIGC ter ganho a eleição legislativa, com uma maioria absoluta.

Não posso deixar de sublinhar, esse feito inédito na historia da nossa democracia. Também o digo, somente o veredicto da historia é valido.

Será que, foi tudo a culpa do JOMAV? Não acredito!

Será que, são motivos suficientes e agravantes para demitir um Governo? Também não acredito !

Mas, se você for casado, e que não suportas jamais sua esposa, não dormem na mesma cama, não cumprem os deveres conjugais, não se comuniquem, não se entendam, ao pesar das múltiplas mediações, você ainda vai ficar com essa Mulher ?

Embanhe Sanha

Sem comentários:

Enviar um comentário